A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) informou que foi suspensa a "atividade de distribuição por grosso de medicamentos da entidade Centrom Pharma Limited", sediada no Chipre.
De acordo com o Infarmed, a decisão foi tomada após "a deteção de não-conformidades com o sistema de boas práticas de distribuição, conforme comunicado pela autoridade competente cipriota".
"Face ao exposto, as entidades não devem comercializar medicamentos com o referido distribuidor", lê-se numa circular informativa de 28 de março, publicada no site.
A autoridade deixa ainda o aviso às entidades que adquiriram "medicamentos a este distribuidor e/ou que tenham sido contactadas por este distribuidor para adquirir medicamentos" que o devem comunicar ao Infarmed.
E alerta: "Os medicamentos fornecidos por distribuidores não autorizados devem ser considerados como falsificados, não estando garantida a sua qualidade, segurança e eficácia, pelo que não podem ser comercializados".
Segundo o Infarmed, o relatório de não-conformidade com o sistema das boas práticas de distribuição de medicamentos para uso humano pode ser consultado na base de dados de acesso público EudraGMDP.
Leia Também: Infarmed suspende comercialização de lotes de antidepressivo