O número de mortos nas estradas portuguesas durante as operações de Natal da Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia de Segurança Pública (PSP) subiu para 13. A última atualização divulgada pela guarda na manhã desta quarta-feira dá ainda conta do aumento do número de condutores fiscalizados, que agora é de 50.197, e de acidentes, que subiram de 976 para 1.144.
Os acidentes que causaram as vítimas mortais registadas pela GNR trataram-se de despistes, atropelamentos e colisões.
O número de feridos graves registados pela GNR também subiu para 33, bem como os feridos ligeiros, que são agora 322.
Dos mais de 50 mil condutores fiscalizados, 572 foram apanhados com excesso de álcool e 286 acabaram detidos com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Foram ainda detidas 89 pessoas por conduzirem sem habilitação legal.
Entre as 7.816 contraordenações rodoviárias detetadas, a guarda destaca 2.364 por excesso de velocidade, 813 por falta de inspeção periódica obrigatória e 286 por excesso de álcool.
A operação da GNR vai continuar e, além das infrações já referidas, dará prioridade à fiscalização do uso indevido do telemóvel, utilização incorreta do cinto de segurança e falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.
“A GNR reafirma o seu compromisso de trabalhar para a segurança da população, sobretudo num período onde o convívio familiar e as tradições ganham ainda maior significado. Contamos com o contributo e a responsabilidade de todos para que estas festividades sejam celebradas em segurança e sem tragédias a lamentar”, lê-se no comunicado da guarda.
PSP regista três vítimas mortais
Já a Operação Festas em Segurança, da Polícia de Segurança Pública (PSP), registou 794 acidentes dos quais resultaram três mortos, 13 feridos graves e 285 ligeiros, segundo o comunicado enviado esta quarta-feira.
"Relativamente aos acidentes com vítimas mortais, importa referir que os mesmos dizem respeito a uma colisão em Lisboa no dia 21, um despiste em Loures no dia 22 e um despiste em Leiria no dia 24", lê-se no último comunicado da PSP.
Além disso foram apreendidas 62.247 doses individuais de droga.
Ao todo, as duas operações da PSP e GNR, em conjunto, registaram 1.938 acidentes.
[Notícia atualizada às 09h49]
Leia Também: PSP e GNR. Balanço das operações de Natal regista 12 mortos nas estradas