"Para receber a 30.ª Corrida São Silvestre Cidade do Porto, a circulação automóvel estará condicionada desde o início da tarde", pode ler-se num comunicado da Câmara do Porto, que também refere que a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) deverá ajustar a sua oferta face aos condicionamentos.
Para o dia da São Silvestre, a Metro do Porto anunciou um reforço na operação "entre as 15h00 e as 21h00, na Linha Vermelha (B), e das 16h00 às 21h00 nas linhas Azul (A), Verde (C), Amarela (D) e Laranja (F), bem como no tronco comum entre as estações da Senhora da Hora e do Estádio do Dragão".
Quanto às vias rodoviárias, em causa está o corte de várias 'artérias' do centro do Porto, começando logo à meia noite de domingo, em que será proibida a paragem e estacionamento na Praça do General Humberto Delgado, e a partir das 09:00 estará também proibido o trânsito na Avenida dos Aliados, arruamento nascente, entre a Rua do Dr. Magalhães Lemos e a Praça do General Humberto Delgado; na Rua do Dr. António Luís Gomes; na Praça da Trindade, arruamento nascente e na Rua da Trindade, entre a Praça da Trindade e a Rua de Fernandes Tomás.
A partir das 14h00 e até às 22h00 será proibido o trânsito na Avenida dos Aliados, arruamento nascente, entre a Rua do Dr. Magalhães Lemos e a Praça da Liberdade, na Praça da Liberdade, arruamento nascente e arruamento poente; na Praça da Trindade, arruamento poente, entre a Rua do Dr. Ricardo Jorge e a Rua do Clube dos Fenianos; na Rua do Clube dos Fenianos; na Praça do General Humberto Delgado, arruamento poente, na Avenida dos Aliados, arruamento poente; na Rua do Dr. Magalhães Lemos e na Rua de Elísio de Melo.
Das 16h00 às 22h00 estará proibido o trânsito no Túnel dos Almadas e a partir das 17h00 na Praça da Liberdade, arruamento sul; na Praça de Almeida Garrett; na Avenida de D. Afonso Henriques; na Rua Tareija Vaz de Altaro; na Calçada de Vandoma; na Rua de Saraiva de Carvalho; no Largo de Primeiro de Dezembro; na Rua de Arnaldo Gama; no Largo do Actor Dias; na Rua do Miradouro; na Rua do General Sousa Dias; na Rua do Sol, entre o Passeio das Fontaínhas e a Rua do General Sousa Dias; e no Passeio das Fontainhas.
O corte das 17h00 às 22h00 abrangerá ainda a Rua da Corticeira; a Rua do Duque de Loulé; a Rua de Alexandre Herculano, entre a Rua do Duque de Loulé e a Ponte do Infante; a Avenida de Rodrigues de Freitas, entre a Rua do Duque de Loulé e a Rua de D. João IV; a Rua de D. João IV; a Rua da Alegria, entre a Rua de D. João IV e a Rua da Constituição; a Rua da Constituição, entre a Rua da Alegria e a Rua de Antero de Quental; a Praça do Marquês de Pombal; a Rua de Latino Coelho, entre a Praça do Marquês de Pombal e a Rua da Alegria; a Rua de Gil Vicente a Rua de Faria Guimarães, entre a Rua da Constituição e o n.º 702; a Rua de Antero de Quental, entre a Rua da Constituição e a Rua de Damião de Góis e a Rua de Damião de Góis, entre o n.º 176 e a Rua de Antero de Quental e entre a Rua de Antero de Quental e a Rua de S. Brás.
Os cortes prosseguem na Rua de João Pedro Ribeiro; Rua de S. Brás, entre a Rua da Constituição e a Travessa de Antero de Quental; Rua de Camões; Rua de Gonçalo Cristóvão, entre a Rua de Camões e a Praça da República; Viaduto de Gonçalo Cristóvão, em ambos os sentidos; Praça da República, arruamento norte e arruamento nascente; Rua da Boavista; Avenida da Boavista, entre a Rua da Boavista e a Praça de Mouzinho de Albuquerque; Rua de Ricardo Severo; Largo da Paz, arruamento norte, arruamento nascente e arruamento poente; Rua de Joaquim de Vasconcelos; Rua de Santa Isabel; Praça de Pedro Nunes; Rua de Augusto Luso, entre a Rua da Boavista e a Praça de Pedro Nunes; Rua de S. Martinho; Largo do Priorado; Rua de Aníbal Cunha; Largo da Carvalhosa; Travessa da Carvalhosa; Viela da Carvalhosa; Rua da Boa Hora; Rua da Maternidade; Largo da Maternidade de Júlio Dinis, arruamento norte e arruamento nascente.
Também estarão cortadas a Rua de Adolfo Casais Monteiro; Rua de D. Manuel II, sentido poente-nascente, entre a Rua de Jorge Viterbo Ferreira e a Rua de Alberto Aires de Gouveia; Rua de D. Manuel II, sentido nascente-poente, entre a Rua de Rua de Alberto Aires de Gouveia e a Rua da Boa Nova; Rua dos Heróis e dos Mártires de Angola; Praça da Trindade, arruamento poente, entre a Rua dos Heróis e dos Mártires de Angola e a Rua do Dr. Ricardo Jorge.
Haverá ainda várias dezenas de outras ruas, adjacentes às totalmente cortadas, que serão alvos de corte ao trânsito exceto para cargas e descargas e acessos a garagens.
Leia Também: Corrida de São Silvestre de Lisboa bate recorde de inscrições