Detidos em Espanha 4 membros de grupo que assaltou ourivesaria em Valença

No dia do assalto, tinham sido detidos cinco suspeitos.

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
12/12/2024 17:13 ‧ há 2 horas por Notícias ao Minuto

País

Valença do Minho

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, esta quinta-feira, que, na continuidade da investigação ao assalto a uma ourivesaria em Valença do Minho, ocorrido no passado dia 14 de novembro, foram detidos outros quatro suspeitos do grupo criminoso, na zona de Pontevedra, em Espanha. 

 

"No seguimento das diligências realizadas pelo Departamento de Investigação Criminal de Braga da PJ, cujo inquérito é titulado pelo DIAP de Viana do Castelo, foi emitida uma decisão europeia de investigação (DEI) e quatro mandados de detenção europeus, visando suspeitos" de nacionalidade espanhola, que residiam naquela zona.

Assim, na quarta-feira, "a Guardia Civil de Pontevedra, em Espanha, com a presença autorizada, como observadores, de elementos da Polícia Judiciária e da Guarda Nacional Republicana de Braga, deu cumprimento à referida DEI e realizou sete buscas domiciliárias e cinco não domiciliárias, das quais se obteve a apreensão de diversa documentação, vários objetos e, ainda, cerca de 118 mil euros em dinheiro". 

Foram, também, cumpridos os quatro mandados de detenção, "por indícios da prática de roubo agravado, com utilização de arma de fogo, e associação criminosa". 

Os detidos, três homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 42 e os 58 anos, "aguardarão, agora, a ordem de extradição do Reino de Espanha para Portugal, para sujeição a primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação". 

O roubo, recorde-se, provocou dois feridos. Na altura, a GNR revelou que os miliares tinham surpreendido os suspeitos em flagrante delito, no interior da ourivesaria

A GNR disse que os feridos eram um assaltante e "um civil que se encontrava no interior da ourivesaria".

"No decorrer da ação, um dos assaltantes ficou ferido, tendo sido transportado para o hospital, não correndo risco de vida", afirmou.

Por outro lado, "um civil que se encontrava no interior da ourivesaria foi agredido pelos assaltantes, pelo que houve a necessidade de ser encaminhado para o hospital. Este ferido trata-se do dono da ourivesaria, que  foi abordado pelos assaltantes quando se preparava para fechar o estabelecimento e ficou ferido.

Leia Também: GNR deteve cinco homens que roubaram porcos no concelho de Redondo

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas