A massa de ar polar que está a afetar toda a Península Ibérica vai continuar a afetar Portugal, pelo menos, até quarta-feira, 11 de dezembro.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a segunda semana do último mês do ano vai arrancar 'fresquinha', mas com sol, tal como foi o fim de semana, chegando mesmo aos -2 de mínima em Viseu e -1 na Guarda, onde as máximas serão de 7ºC.
O distrito mais quente deverá ser Setúbal, com 15ºC de máxima e 7ºC de mínima. Para Lisboa, os meteorologistas preveem 14ºC de máxima e 9ºC de mínima, para o Porto 14ºC de máxima e 6ºC de mínima, para Évora 12ºC de máxima e 3ºC de mínima e para Faro 14ºC de máxima e 6ºC de mínima.
Nos Açores, as temperaturas máximas continuam a chegar aos 20ºC de máxima e na Madeira aos 21ºC. O céu, por sua vez, vai estar parcialmente nublado em ambas as regiões.
Cenário idêntico prevê o IPMA para terça-feira, 10 de dezembro. Para os Açores estão previstos aguaceiros, com as temperaturas a oscilarem entre os 15ºC de mínima e os 20ºC de máxima. Já na Madeira, o céu permanece nublado, com os termómetros a subirem até aos 21ºC e a descerem até aos 16ºC.
Em Portugal Continental o céu continua a brilhar, à exceção de algumas regiões onde podem aparecer algumas (poucas) nuvens. As temperaturas vão permanecer baixas, mas adequadas à altura do ano.
No Porto os termómetros devem atingir os 14ºC de máxima e 4ºC de mínima, em Lisboa 13ºC de máxima e 6ºC de mínima, em Évora 12ºC de máxima e 2ºC de mínima e em Faro 15ºC de máxima e 6ºC de mínima.
Mas há distritos bem mais frescos. Tanto Bragança como Viseu devem atingir os -3ºC de mínima e a Guarda -1.
Para quarta-feira, 11 de dezembro, o IPMA prevê chuva para os Açores, com as temperaturas a variarem entre os 19ºC e os 14ºC e para a Madeira céu parcialmente nublado, com as temperaturas a oscilarem entre os 20ºC e os 15ºC.
Já para Portugal Continental os meteorologistas preveem chuva apenas para Sagres. No restante território continental o céu vai oscilar entre o "pouco nublado" e o "parcialmente nublado".
As temperaturas essas continuam baixas, com os especialistas a preverem 13ºC de máxima e 6ºC de mínima para o Porto, 12ºC de máxima e 5ºC de mínima para Lisboa, 12ºC de máxima e 1ºC de mínima para Évora e 15ºC de máxima e 6ºC de mínima para Faro.
Neste dia, os distritos mais frescos, ao que tudo indica, deverão ser a Guarda com 5ºC de máxima e -4ºC de mínima, Vila Real com 8ºC de máxima e -1 de mínima e Bragança com 5ºC de máxima e 1ºC de mínima.
Leia Também: Massa de ar polar chegou, mas pode não vir só: Depressão deve afetar país