"Ilusão de cessar-fogo". Zelensky acusa Rússia de continuar ataques

O presidente ucraniano diz que a Ucrânia vai "agir de acordo com a situação real no terreno".

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
20/04/2025 08:15 ‧ há 2 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou a Rússia, este domingo, de querer passar uma "ilusão de cessar-fogo", após o seu homólogo russo ter decretado tréguas na guerra com a Ucrânia durante a Páscoa. 

 

"Em várias direções, na linha da frente, já houve 59 casos de bombardeamentos russos e cinco ataques por unidades russas [...]. O inimigo realizou dezenas de ataques com drones FPV", escreveu Zelensky, depois de ter recebido um relatório do comandante-chefe Syrskyi pelas 06h00 (hora local), acrescentando que na região de Kursk, o exército russo realizou ataques de artilharia e drones.

Zelensky afirmou ainda que os seus "homens estão a responder como o inimigo merece" e que a "Ucrânia vai continuar a agir de forma simétrica". 

"Entre as 18h00 de ontem e a meia-noite de hoje, houve 387 bombardeamentos e 19 ataques pela forças russas. Os drones foram usados 290 vezes pelos russos", disse. 

E acrescentou: "Na manhã da Páscoa, podemos afirmar que o exército russo está a tentar criar uma ilusão de cessar-fogo, enquanto que em algumas áreas continuam tentativas isoladas para avançar e causar perdas na Ucrânia". 

"A Rússia deve cumprir as condições do cessar-fogo. A proposta da Ucrânia de estender o cessar-fogo por 30 dias após a meia-noite continua em cima da mesa. Vamos agir de acordo com a situação real no terreno", referiu o presidente ucraniano. 

De recordar que, no sábado, Zelensky propôs a Putin um alargar do período de tréguas por 30 dias, ou seja, até ao dia 20 de maio.

Leia Também: Zelensky responde a Putin: "30h fazem manchetes. 30 dias oportunidades"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas