Trégua? Putin interrompe "operações militares", Zelensky acusa: "Ilusão"

Trégua de cessar-fogo termina à meia-noite deste domingo.

Notícia

© Wolfgang Schwan/Anadolu via Getty Images

Notícias ao Minuto
20/04/2025 07:55 ‧ há 2 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou, no sábado, que Moscovo vai parar "todas as operações militares" na Ucrânia durante a Páscoa. No entanto, a Ucrânia acusa a Rússia de querer passar uma "ilusão de cessar-fogo".

 

A pausa no conflito entre os dois países começou às 18h00 de ontem (16h00 em Lisboa) e estende-se até à meia noite deste domingo (22h00 em Lisboa).

"Devido a considerações humanitárias, hoje, das 18 horas à meia-noite de domingo para segunda-feira, o lado russo declara uma trégua de Páscoa. Ordeno que todas as ações militares sejam suspensas durante este período", disse o porta-voz do Kremlin.

Avisou ainda que, se a Ucrânia "não seguisse o exemplo", as tropas russas estariam "prontas para repelir possíveis violações das tréguas e provocações do inimigo".

Putin decreta trégua na guerra na Ucrânia durante a Páscoa

Putin decreta trégua na guerra na Ucrânia durante a Páscoa

Pausa nas "operações militares" por parte de Moscovo na Ucrânia entram em vigor este sábado.

Notícias ao Minuto | 15:10 - 19/04/2025

"Tentativa de Putin brincar com a vida das pessoas", diz Zelensky

Cerca de uma hora depois do anúncio feito por Moscovo, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, respondeu ao seu homólogo russo, referindo-se a "mais uma tentativa de Putin de brincar com a vida das pessoas".

"Neste momento, os alertas de ataques aéreos estão a espalhar-se pela Ucrânia", escreveu numa publicação partilhada antes das 18 horas locais, ou seja, antes de a trégua anunciada por Putin entrar em vigor - já que só começaria às 18 locais, 16 horas em Lisboa.

Na publicação, Zelensky não deixou clara a posição da Ucrânia quanto à trégua proposta.

Trégua? Zelensky acusa Putin de

Trégua? Zelensky acusa Putin de "brincar com a vida das pessoas"

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, não declarou que forma clara qual a posição do país após Vlaidmir Putin colocar umas tréguas em cima da mesa para o período da Páscoa. Ainda assim, Zelensky sublinhou que havia, ainda antes do período de tréguas, drones russos a sobrevoar a Ucrânia.

Notícias ao Minuto com Lusa | 16:28 - 19/04/2025

Ucrânia propõe alargar duração de cessar-fogo para 30 dias

Mais tarde, Volodymyr Zelensky recorreu, novamente, às suas redes sociais e propôs a Vladimir Putin o alargar da trégua durante 30 dias, ou seja, até dia 20 de maio. 

"Se o cessar-fogo for realmente efetivo, a Ucrânia propõe prolongá-lo para além do dia de Páscoa, 20 de abril. É isso que revelará as verdadeiras intenções da Rússia - porque 30 horas são suficientes para fazer manchetes, mas não para medidas genuínas de criação de confiança. Trinta dias poderiam dar uma oportunidade à paz", referiu Zelensky

O presidente ucraniano revelou ainda que os ataques russos continuavam em algumas frentes de combate, após o anúncio da trégua. Motivo que fazia com que Kyiv "não confiasse nas palavras de Moscovo". 

Zelensky garantiu ainda que as ações da Rússia teriam resposta "em espelho" e que Kyiv iria agir em conformidade: "Silêncio em resposta a silêncio, ataques defensivos em resposta a ataques."

Zelensky responde a Putin:

Zelensky responde a Putin: "30h fazem manchetes. 30 dias oportunidades"

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, propôs uma "trégua de Páscoa" que terminaria no final do dia de domingo e aconselhou Zelensky "seguir o seu exemplo". Após um momento em que acusou Putin de "brincar com as pessoas", o chefe de Estado da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, vem agora colocar em cima de mesa uma proposta de 30 dias.

Notícias ao Minuto | 19:57 - 19/04/2025

Zelensky acusa: "Exército russo está a tentar criar uma ilusão de cessar-fogo"

Pelas 08h00 deste domingo (05h00, em Lisboa), o chefe de Estado ucraniano fez um ponto de situação no seu perfil da rede social X (antigo Twitter), após ter recebido um relatório do comandante-chefe Syrskyi.

"Em várias direções, na linha da frente, já houve 59 casos de bombardeamentos russos e cinco ataques por unidades russas [...]. O inimigo realizou dezenas de ataques com drones FPV", escreveu. 

E continuou: "Por todo o lado, os nossos homens estão a responder como o inimigo merece, com base na situação específica de combate. A Ucrânia continuará a agir de forma simétrica. Entre as 18h00 de ontem e a meia-noite de hoje, houve 387 casos de bombardeamentos e 19 agressões por parte das forças russas".

"Na manhã da Páscoa, podemos afirmar que o exército russo está a tentar criar uma ilusão de cessar-fogo, enquanto em algumas zonas ucranianas continuam as tentativas isoladas de avançar e causar perdas na Ucrânia", referiu.

Volodymyr Zelensky volta a recordar que a sua proposta de estender o cessar-fogo durante 30 dias "continua em cima da mesa" e que vão agir de acordo com "a situação real no terreno". 

Leia Também: Russos e ucranianos anunciam troca de centenas de prisioneiros

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas