O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou, no sábado, que Moscovo vai parar "todas as operações militares" na Ucrânia durante a Páscoa. No entanto, a Ucrânia acusa a Rússia de querer passar uma "ilusão de cessar-fogo".
A pausa no conflito entre os dois países começou às 18h00 de ontem (16h00 em Lisboa) e estende-se até à meia noite deste domingo (22h00 em Lisboa).
"Devido a considerações humanitárias, hoje, das 18 horas à meia-noite de domingo para segunda-feira, o lado russo declara uma trégua de Páscoa. Ordeno que todas as ações militares sejam suspensas durante este período", disse o porta-voz do Kremlin.
Avisou ainda que, se a Ucrânia "não seguisse o exemplo", as tropas russas estariam "prontas para repelir possíveis violações das tréguas e provocações do inimigo".
"Tentativa de Putin brincar com a vida das pessoas", diz Zelensky
Cerca de uma hora depois do anúncio feito por Moscovo, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, respondeu ao seu homólogo russo, referindo-se a "mais uma tentativa de Putin de brincar com a vida das pessoas".
"Neste momento, os alertas de ataques aéreos estão a espalhar-se pela Ucrânia", escreveu numa publicação partilhada antes das 18 horas locais, ou seja, antes de a trégua anunciada por Putin entrar em vigor - já que só começaria às 18 locais, 16 horas em Lisboa.
I have just received a report from Commander-in-Chief Oleksandr Syrskyi.
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) April 19, 2025
Today, our forces continued their activity on the territory of the Kursk region and are holding their positions. In the Belgorod region, our warriors have advanced and expanded our zone of control.
As for…
Na publicação, Zelensky não deixou clara a posição da Ucrânia quanto à trégua proposta.
Ucrânia propõe alargar duração de cessar-fogo para 30 dias
Mais tarde, Volodymyr Zelensky recorreu, novamente, às suas redes sociais e propôs a Vladimir Putin o alargar da trégua durante 30 dias, ou seja, até dia 20 de maio.
"Se o cessar-fogo for realmente efetivo, a Ucrânia propõe prolongá-lo para além do dia de Páscoa, 20 de abril. É isso que revelará as verdadeiras intenções da Rússia - porque 30 horas são suficientes para fazer manchetes, mas não para medidas genuínas de criação de confiança. Trinta dias poderiam dar uma oportunidade à paz", referiu Zelensky
O presidente ucraniano revelou ainda que os ataques russos continuavam em algumas frentes de combate, após o anúncio da trégua. Motivo que fazia com que Kyiv "não confiasse nas palavras de Moscovo".
Zelensky garantiu ainda que as ações da Rússia teriam resposta "em espelho" e que Kyiv iria agir em conformidade: "Silêncio em resposta a silêncio, ataques defensivos em resposta a ataques."
Zelensky acusa: "Exército russo está a tentar criar uma ilusão de cessar-fogo"
Pelas 08h00 deste domingo (05h00, em Lisboa), o chefe de Estado ucraniano fez um ponto de situação no seu perfil da rede social X (antigo Twitter), após ter recebido um relatório do comandante-chefe Syrskyi.
"Em várias direções, na linha da frente, já houve 59 casos de bombardeamentos russos e cinco ataques por unidades russas [...]. O inimigo realizou dezenas de ataques com drones FPV", escreveu.
E continuou: "Por todo o lado, os nossos homens estão a responder como o inimigo merece, com base na situação específica de combate. A Ucrânia continuará a agir de forma simétrica. Entre as 18h00 de ontem e a meia-noite de hoje, houve 387 casos de bombardeamentos e 19 agressões por parte das forças russas".
"Na manhã da Páscoa, podemos afirmar que o exército russo está a tentar criar uma ilusão de cessar-fogo, enquanto em algumas zonas ucranianas continuam as tentativas isoladas de avançar e causar perdas na Ucrânia", referiu.
Volodymyr Zelensky volta a recordar que a sua proposta de estender o cessar-fogo durante 30 dias "continua em cima da mesa" e que vão agir de acordo com "a situação real no terreno".
A report by Commander-in-Chief Syrskyi on the frontline as of 6:00 a.m.
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) April 20, 2025
Across various frontline directions, there have already been 59 cases of Russian shelling and 5 assaults by Russian units. In the sector of the Starobilsk Operational Tactical Group, one combat engagement…
Leia Também: Russos e ucranianos anunciam troca de centenas de prisioneiros