Três residentes da vila de Mammoth Lakes, no estado norte-americano da Califórnia, morreram na sequência de uma infeção por hantavírus, que vitimou a esposa de Gene Hackman, Betsy Arakawa, em fevereiro.
As autoridades sanitárias do condado de Mono comunicaram esta terceira morte por síndrome pulmonar por hantavírus na passada quinta-feira, através de um comunicado.
“A ocorrência de três casos num curto espaço de tempo preocupa-me, especialmente neste início de ano”, disse o responsável pela saúde pública do condado, Tom Boo, na nota citada pela NBC News.
Boo deu conta de que, normalmente, há mais casos no final da primavera e no verão.
Até ao momento, desconhece-se como é que o jovem adulto foi infetado.
“Vimos alguns ratos no local de trabalho, o que não é invulgar em espaços interiores nesta altura do ano em Mammoth Lakes. Não identificámos quaisquer outras atividades nas semanas anteriores à infeção que pudessem ter aumentado a exposição desta pessoa a ratos ou aos seus excrementos", assinalou.
Recorde-se que, no mês passado, Betsy Arakawa morreu de síndrome pulmonar por hantavírus. Arakawa e Hackman foram encontrados mortos em casa, a 26 de fevereiro. O ator testou negativo para hantavírus e, de acordo com a autópsia, a causa da sua morte foi “doença cardiovascular hipertensiva e aterosclerótica com a doença de Alzheimer como um fator contribuinte significativo”.
O responsável pela saúde pública de Mono apontou que não há, de momento, indícios de que as três vítimas na vila tenham participado em atividades associadas à exposição ao hantavírus, como é o caso da limpeza de áreas com excrementos de ratos ou com fraca ventilação interior. Disse, por isso, que a população deve estar atenta.
“Já passou cerca de um mês sem casos suspeitos adicionais, mas continuamos preocupados com o aumento da atividade”, disse.
Leia Também: Corpos de Gene Hackman e da mulher não foram reclamados? Há novos dados