Chevron condenada a pagar 740 milhões por danos ambientais no Luisiana

A petrolífera Chevron tem de pagar pelo menos 740 milhões de dólares para restaurar o estrago causado nas costas do Estado da Luisiana, decidiu na sexta-feira um júri no final de um julgamento que durou mais de uma década.

Notícia

© Justin Sullivan/Getty Images

Lusa
05/04/2025 06:48 ‧ há 9 horas por Lusa

Mundo

Chevron

O caso foi o primeiro de dezenas de outros que estão pendentes a chegar a julgamento no Luisiana contra as principais petrolíferas mundiais, pela sua responsabilidade no acelerar do desaparecimento de terra ao longo da costa do Estado.

 

O veredicto pode estabelecer um precedente e deixar outras empresas do petróleo e gás na expectativa de condenações de milhares de milhões de dólares por degradação ambiental e erosão costeira.

Os jurados estabeleceram que a Texaco, comprada pela Chevron em 2001, violou durante décadas as regulamentações estaduais relativas aos recursos costeiros, ao não restaurar as zonas húmidas afetadas por canais de dragagem, perfurações e despejo de milhares de milhões de litros de águas poluídas.

"Nenhuma empresa é grande o suficiente para ignorar a lei, nem para ficar impune", afirmou o advogado dos queixosos, John Carmouche, durante as alegações finais.

Leia Também: EUA vão retomar voos de deportação para a Venezuela

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas