Cinco leões estão a instalar-se na sua nova casa, o Big Cat Sanctuary, em Ashford, na Inglaterra, após terem sido resgatados de zonas de guerra na Ucrânia. Os animais foram encontrados perto da linha frente contra a invasão russa e tinham sido negligenciados e abandonados pelos donos.
Segundo a agência de notícias The Associated Press (AP), os leões chegaram à Inglaterra graças a um "esforço internacional para os pôr em segurança".
Dos cinco felinos, quatro - o macho Rori e as leoas Amani, Lira e Vanda - chegaram este mês ao Big Cat Sanctuary após uma viagem de 12 horas, vindos de casas temporárias em jardins zoológicos para animais na Bélgica, e vão juntar-se à leoa Yuna, que chegou em agosto.
"Todos estes cinco leões eram originários do comércio ilegal de animais de estimação e da vida selvagem", explicou Cameron Whitnall, diretor-geral do Big Cat Sanctuary. "Nenhum deles veio de zoológicos".
Yuna foi mantida numa pequena cela de tijolo e ficou em estado de choque depois de destroços de mísseis terem caído perto do seu recinto. Já Rori foi maltratada num zoológico privado e Vanda foi mantida num apartamento e estava mal nutrida e infestada de parasitas.
Os irmãos Amani e Lira, por sua vez, terão sido criados para serem fotografados com turistas quando eram crias.
Os leões foram salvos pelo Centro de Resgate de Animais Selvagens dirigido por Natalia Popova, uma mulher ucraniana que salvou centenas de animais desde o início da invasão russa.
Pode ver imagens dos felinos na sua nova casa na galeria acima.
Leia Também: Chimpanzé criado por 'barão da droga' encontra nova casa no Brasil