Homem morre depois de seguradora deixar de comparticipar bomba de asma

Cole tinha apenas 22 anos e teve de optar entre pagar a renda de casa ou a medicação.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
05/02/2025 11:34 ‧ há 2 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

EUA

Um homem de 22 anos morreu nos EUA, vítima de um ataque de asma, depois de o seu seguro de saúde ter deixado de comparticipar a compra de bombas para a doença. 

 

Segundo o NY Post, a bomba de asma utilizada frequentemente pelo homem passou a custar mais de 500 dólares, tendo Cole Schmidtknecht que escolher entre comprar a medicação ou pagar a renda da casa.

A família do homem decidiu assim apresentar uma queixa contra a seguradora Walgreens Pharmacy and United Health Group’s OptumRx, acusando as suas ações de estarem na origem da morte de Cole, em 2024.

O homem foi diagnosticado com asma crónica em criança e conseguia controlar os sintomas com uma dose diária de inalação de corticosteroide.

Cole tinha subscrito um seguro da companhia acima mencionada, que lhe permitia comprar as bombas de asma a preços mais baixos. O homem pagava entre 30 e 65 dólares pela sua medicação, sendo que sem seguro esse valor poderia ascender a mais de 500 dólares.

No inverno de 2023, a companhia de seguros decidiu alterar a lista de medicamentos que comparticipava, excluindo os medicamentos para a asma de que Cole precisava. Este não foi informado da situação e quando chegou à farmácia e lhe quiseram cobrar 500 euros pela prescrição que apresentara, Cole saiu da farmácia sem os medicamentos, conta o NY Post.

A 15 de janeiro de 2024, Schmidtknecht sofreu um grave ataque de asma e ficou asfixiado. O seu companheiro de quarto levou-o a correr para as urgências locais em Appleton, Wisconsin, mas este viria a morrer.

A família quer que a seguradora seja processada e pague uma indemnização pelo sucedido.

Leia Também: Vídeo mostra rasto de destruição causado por queda de avião em Filadélfia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas