O evento "Justiça fiscal e solidariedade: para uma casa comum, inclusiva e sustentável" foi organizado pela Academia Pontifícia das Ciências Sociais e pela Comissão Independente para a Reforma da Tributação Internacional das Empresas (ICRICT, na sigla em inglês).
Após uma introdução em que intervirão personalidades como o secretário de Estado do Vaticano, o Cardeal Pietro Parolin, o pontífice argentino abrirá o primeiro painel de discussão, segundo indicou o ICRICT em comunicado.
Lula da Silva e também o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, intervirão depois, à distância, em formato 'online', enquanto outros participarão presencialmente, como o antigo Presidente sul-africano Thabo Mbeki e o economista norte-americano Joseph E. Stiglitz, prémio Nobel de 2001 e copresidente do ICRICT.
"O atual sistema fiscal internacional agrava a desigualdade e priva os governos dos recursos necessários para enfrentar os desafios globais prementes", afirmou Stiglitz, uma voz crítica da globalização e dos mercados livres.
Leia Também: Rania da Jordânia reúne-se com Papa Francisco e deixa importante alerta