As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) divulgaram, este domingo, imagens dos helicópteros que vão receber os reféns libertados pelo Hamas na Faixa de Gaza.
"A trazê-los para casa. Aqui estão imagens exclusivas dos helicópteros da IDF preparados para o processo de receber os reféns de Gaza", lê-se na publicação feita pelas IDF no Twitter.
As três reféns que serão libertadas este domingo já foram entregues pelo Hamas à Cruz Vermelha, avança a Al Jazeera.
Uma das médicas que aguarda as reféns num centro médico, perto de Telavive, em Israel, afirmou que as equipas "não sabem bem o que esperar", mas vão estar atentas aos efeitos da fome e falta de sol.
Bringing Them 𝗛𝗼𝗺𝗲: Here are exclusive images of IAF helicopters prepared for the process of receiving the hostages from Gaza. pic.twitter.com/yiKPQhAbch
— Israel Defense Forces (@IDF) January 19, 2025
"Outra coisa é a condição mental de se terem mantido sozinhas e há muito terror psicológico. Preparamo-nos para os abordar com muita delicadeza e para lhes devolver o controlo das próprias vidas", afirmou, à BBC, a médica Osnat Levtzion-Korach.
O Ministério da Saúde do governo do Hamas anunciou que pelo menos 46.913 pessoas foram mortas em mais de 15 meses de guerra na Faixa de Gaza.
De acordo com este balanço, feito à meia-noite de sábado, horas antes da entrada em vigor do cessar-fogo entre Israel e o Hamas, pelo menos 110.750 pessoas ficaram feridas na Faixa de Gaza, onde a guerra foi desencadeada por um ataque do Hamas a Israel a 7 de outubro de 2023.
Este ataque de 7 de outubro de 2023 ao sul de Israel matou cerca de 1.200 pessoas e deixou outras 250 em cativeiro. Cerca de cem reféns permanecem em Gaza.
Leia Também: Médio Oriente: Tropas israelitas preparadas para regressar aos combates