Israel avisa habitantes de Gaza para se manterem afastados de soldados

O exército de Israel avisou este domingo os habitantes da Faixa de Gaza para não se aproximarem das forças israelitas nem se dirigirem para a zona tampão, antes da entrada em vigor da trégua com o Hamas.

Notícia

© Mahmoud Issa/Anadolu via Getty Images

Lusa
19/01/2025 06:21 ‧ há 2 horas por Lusa

Mundo

Médio Oriente

"Pedimos que não se dirijam para a zona tampão ou em direção às forças [militares de Israel]", escreveu o porta-voz do exército israelita, Avichay Adraee, na plataforma de mensagens Telegram.

 

"Nesta fase, dirigir-se para a zona tampão ou deslocar-se de sul para norte através do vale de Gaza coloca-vos em perigo. Qualquer pessoa que se dirija para estas áreas está a colocar-se em risco", acrescentou.

O cessar-fogo na Faixa de Gaza tem início hoje às 08:30 horas locais (06:30 em Lisboa), anunciou o Qatar, um dos mediadores internacionais, juntamente com o Egito e os Estados Unidos, que conseguiu obter este acordo após mais de um ano de laboriosas negociações.

A primeira fase, repartida por seis semanas, prevê a cessação das hostilidades e a libertação de reféns detidos em Gaza em troca de prisioneiros palestinianos detidos por Israel.

Anunciado na quarta-feira pelos mediadores, o acordo visa, segundo o primeiro-ministro do Qatar, Mohammed ben Abdelrahmane Al-Thani, conduzir a prazo a "um fim definitivo da guerra", desencadeada por um ataque sem precedentes do Hamas palestiniano contra Israel em 07 de outubro de 2023, durante o qual os reféns foram raptados.

Leia Também: Milhares manifestam-se em Londres e Madrid por retirada israelita de Gaza

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas