"Só vamos parar quando trouxermos todos de volta"

O presidente da Ucrânia agradeceu aos Emirados Árabes Unidos por ajudarem o país a 'resgatar' 25 prisioneiros ucranianos na Rússia.

Notícia

© Getty Images/ Viktor Kovalchuk/Global Images Ukraine

Notícias ao Minuto
15/01/2025 14:23 ‧ há 2 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou que, esta quarta-feira, regressaram à Ucrânia mais de 20 prisioneiros de guerra que se encontravam na Rússia.

 

"Trazer as nossas pessoas para casa é no que a Ucrânia tem estado constantemente a trabalhar e só vamos parar quando trouxermos todos de volta", pode ler-se na publicação partilhada na rede social X.

Zelensky continua, escrevendo: "Mais 25 dos nossos estão a regressar à Ucrânia. São os nossos militares e civis. Entre eles estão defensores de Mariupol e de Azovstal, assim como das nossas regiões de Kharkiv, Donetsk, Zaporizhzhia e Kherson". 

O presidente da Ucrânia adianta ainda que "muitos deles têm ferimentos e doenças graves" e que irão "receber o tratamento médico necessário". 

"Estou agradecido à equipa que procura o nosso povo e que organiza este importante trabalho. A nossa gratidão é estendida aos Emirados Árabes Unidos pela ajuda para tornar isto possível", termina Volodymyr Zelensky.

Recorde-se que Kyiv e Moscovo intensificaram os seus ataques nos últimos meses e querem reforçar as suas posições antes de Donald Trump regressar à Casa Branca, a 20 de janeiro, depois de o presidente eleito dos EUA ter dito que quer acabar com a guerra assim que tomar posse.

A Ucrânia ataca regularmente alvos militares e instalações energéticas na Rússia, em resposta aos ataques do Kremlin que afetam o seu território desde 2022.

Leia Também: As chamadas para familiares de prisioneiros de guerra: "A culpa é tua"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas