SpaceX? Oposição pede a Meloni esclarecimento sobre alegado negócio

A líder do partido italiano de centro-esquerda, Elly Schlein, exigiu hoje que a primeira-ministra Giorgia Meloni respondesse no parlamento sobre as negações do seu gabinete relativas a um potencial acordo entre o governo e a empresa SpaceX.

Notícia

© Antonio Masiello/Getty Images

Lusa
08/01/2025 00:01 ‧ há 20 horas por Lusa

Mundo

SpaceX

O pedido de esclarecimento da líder do Partido Democrático (PD) surge após Elon Musk, dono da SpaceX, e do ministro dos transportes e vice-primeiro ministro, Matteo Slavini, terem contradito as declarações do gabinete da primeira-ministra italiana.

 

"Ontem, o vice-primeiro-ministro Salvini e a própria confirmação de Musk contradisseram efetivamente a declaração do gabinete do primeiro-ministro que afirmava que não estava a ser concluído um acordo para a utilização do sistema Starlink entre o governo e a SpaceX", disse Schlein.

Elon Musk escreveu na sua plataforma X que um acordo entre o governo italiano e a SpaceX seria "ótimo", em resposta a uma publicação feita por Salvini, que saudou um possível acordo com a SpaceX iria "garantir a conectividade e a modernização em toda a Itália não seria uma ameaça, mas sim uma oportunidade".

"A facilidade com que a direita promete aos homens mais ricos e poderosos do mundo contratos de milhares de milhões de euros, pagos pelos contribuintes, quando em Itália se corta na saúde pública e na qualidade de vida dos cidadãos, é preocupante", acusou Schlein.

Num comunicado divulgado, o executivo de Meloni "nega que tenham sido assinados quaisquer contratos ou acordos entre o Governo italiano e a SpaceX para a utilização do sistema de comunicações por satélite Starlink".

Um porta-voz da Comissão Europeia disse aos jornalistas que um acordo entre o governo italiano e a SpaceX para a utilização do sistema de comunicações por satélite Starlink seria compatível com a participação no Iris², o projeto de Internet por satélite da União Europeia.

"Um regulamento da UE estabelece o sistema Iris² e é, por conseguinte, aplicável em toda a UE", afirmou o porta-voz.

"A Itália, enquanto Estado soberano, tem plenos poderes discricionários para proceder a decisões e ações soberanas", adiantou em declarações à agência ANSA.

Meloni, como muitos outros representantes de alto nível antes dela, foi recebida no sábado à noite na Florida por Trump, que a descreveu como "fantástica", de acordo com jornalistas norte-americanos que estiveram presentes no local.

Numa entrevista ao suplemento semanal do jornal Il Corriere della Sera, publicada sexta-feira, Meloni disse ter "excelentes relações" com Musk, que descreveu como "um génio" e "um inovador extraordinário que olha sempre para o futuro".

Nos últimos dias, Elon Musk tem sido acusado de interferir na política europeia, após ter expressado publicamente o seu apoio ao partido de extrema-direita alemão AfD, em plena contagem decrescente para as eleições legislativas antecipadas na Alemanha, mas também por comentários depreciativos sobre a política britânica e o Governo do trabalhista Keir Starmer.

Leia Também: Itália. Contrato de cibersegurança com a SpaceX de Musk gera controvérsia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas