Um golfinho que ficou preso em 30 centímetros de água foi resgatado, na segunda-feira, depois de um ciclista que passava nas imediações ter alertado a polícia municipal da comuna italiana de Lignano Sabbiadoro.
“O estado do golfinho - com uma barbatana presa na lama e incapaz de se mover porque a água era demasiado rasa - causou imediatamente preocupação entre os especialistas. A subida da maré podia, nestas condições, agravar ainda mais a situação, dificultando a subida periódica do animal à superfície para respirar”, detalharam os serviços de emergência, na rede social Facebook.
Contudo, e depois de verificarem que o cetáceo “respirava normalmente, embora com dificuldades”, a equipa pôde içar o golfinho com recurso a uma “maca flutuante”, ainda que “com muito cuidado e atenção para evitar causar stress ao animal”.
“Nessa altura, os bombeiros prenderam a maca ao seu veículo e levaram-na para mar alto”, complementou a nota.
Já em águas profundas, e sob a supervisão de um médico veterinário, o golfinho foi libertado.
“Vê-lo nadar como se nada lhe tivesse acontecido é o mais belo presente deste estranho Dia da Epifania e a melhor recompensa para todos aqueles que hoje, com apreensão, paixão e competência, deram o seu pequeno ou grande contributo para este final feliz”, remataram as autoridades.
Veja as imagens do resgate na galeria acima.
Leia Também: Surto de gripes das aves. É seguro continuar a comer frango e ovos?