EUA definem acesso da produção de hidrogénio limpo a crédito fiscal

O governo do presidente Joe Biden divulgou este sábado as regras há muito aguardadas para um crédito fiscal que vai beneficiar os produtores de hidrogénio limpo em milhares de milhões de dólares.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
04/01/2025 06:32 ‧ há 2 dias por Lusa

Mundo

Estados Unidos

As novas regras motivaram reações prudentes de grupos ambientalistas, que admitiram que vão reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE), mas incluem, por outro lado, disposições que ainda podem compensar os produtores de dito hidrogénio sujo.

 

O governo norte-americano está a procurar incentivar a produção de hidrogénio para substituir os combustíveis fósseis como fonte de energia em setores da economia emissores massivos de GEE, mas que ainda são difíceis de eletrificação, como transporte de longo curso e produção industrial, incluindo a de aço.

A maior parte do hidrogénio é feita hoje a partir do gás, o que contribui para as alterações climáticas.

Mas o hidrogénio também pode ser feito a partir da água, o que permite a eletricidade de origem solar, eólica, nuclear ou geotermal, que praticamente não produz qualquer GEE.

Há um ano, o Departamento do Tesouro propôs um sistema, em que as empresas que produzam oxigénio a partir da água podem qualificar-se para um crédito de três dólares por quilo.

Agora, a versão final das regras estende o crédito às empresas que usem o gás para produzir hidrogénio, se usarem tecnologia para capturar e sequestrar as emissões, e às que produzam hidrogénio a partir de fontes alternativas, como águas residuais, estrume e gás de aterro.

O hidrogénio produzido a partir de metano das minas de carvão também se deve qualificar para beneficiar das novas regras.

O grupo ambientalista Earthjustice avançou que as regras apoiam projetos de produção de hidrogénio limpo, mas manifestou-se preocupado por os produtores do hidrogénio considerado sujo também poderem beneficiar deste programa.

Conrad Schneider, diretor da Clean Air Task Force, outro grupo ambientalista, disse que as regras finais beneficiam o clima.

"Temos vários setores que são difíceis de descarbonizar, como aviação, produção de aço ou transporte marítimo, que estão a usar combustíveis fósseis", afirmou.

"Ter um incentivo fiscal destes para a produção de hidrogénio limpo vai criar um combustível que substitui os combustíveis fósseis e ajuda o clima", avançou.

Mas Schneider alertou que um controlo das emissões do hidrogénio produzido com gás pode ser impossível se o futuro governo de Donald Trump enfraquecer as regulações relativas ao metano e ao reporte de emissões.

A Fuel Cell & Hydrogen Energy Association tem mais de cem membros envolvidos na produção, distribuição e uso de hidrogénio, incluindo fabricantes de veículos, empresas de gás industrial, produtores de energia renovável e operadores de centrais nucleares.

O seu presidente, Frank Wolak, declarou que estão aliviados por as regras estarem finalmente divulgadas.

Leia Também: Honda vai produzir novos sistemas de hidrogénio

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas