Bacalhau, peru e polvo são destaque nas mesas portuguesas durante o Natal e nem as sobremesas típicas - como o bolo rei, bolo rainha, azevias ou filhós - ficam esquecidas nesta ementa.
Noutros países, no entanto, a comida na mesa varia e as tradições tomam conta das escolhas para esta data.
No Reino Unido, a ceia tradicional consiste em camarões, tortas de carne picada e peru assado coberto com um molho de salsichas. A sobremesa britânica de eleição, para adoçar esta refeição festiva, passa por um pudim de Natal recheado com frutas.
As famílias gregas celebram a ceia de Natal com cordeiro assado como prato principal. Nas regiões norte da Grécia, por sua vez, regozijam-se com 'yiaprakia' - rolinhos de repolho recheados com carne de porco salgada - na ementa.
A tradição grega pede também, nesta data, que se faça 'Christopsomo' - um pão doce rústico que tem no seu interior passas, nozes, cardamomo e cravo-da-índia. O pão é decorado com uma cruz e torna-se um delicioso centro de mesa no dia de Natal.
Pato, ganso ou coelho invadem a ementa tradicional na Alemanha e como acompanhamento os favoritos passam por recheio de salsicha, bolinhos de batata e repolho roxo. A sobremesa mais adorada para a época é o 'Stollen' - um pão longo e achatado, semelhante a um bolo de frutas.
Em Itália, a carne fica de fora da mesa natalícia e o peixe é a estrela do menu. A 'Festa dei Sette Pesci' (Festa dos Sete Peixes, em tradução livre), é um jantar que consiste numa ementa com sete pratos como carpa, polvo, amêijoas, mexilhões e até enguia frita.
A refeição não ficaria completa sem, no final, os italianos encheram a mesa da consoada com sobremesas tradicionais como panetone ou tiramisu.
E se alguns países se esmeram na confeção dos pratos, no Japão os milhões de habitantes preferem a praticidade e assinalam o Natal com um balde de frango frito crocante da cadeia de 'fast food' norte-americana Kentucky Fried Chicken (KFC).
A tradição começou na década de 1970, após a abertura do primeiro restaurante da cadeia no Japão, e o sucesso deve-se a uma campanha de sucesso da marca para aumentar as vendas na época festiva.
Nos Estados Unidos, a refeição em cima da mesa de Natal varia conforme os estados, mas, geralmente, é composta por peru, costeleta e puré de batata que são acompanhados com molhos e recheios. A sobremesa popular nesta altura é a tarte e bolachas de gengibre.
Leia Também: American Airlines suspende voos nos EUA este Natal. "Problema técnico"