Razões pelas quais a demência de início precoce é frequentemente ignorada

Isso significa que muitas pessoas podem estar a perder o apoio de que precisam.

Notícia

© Shutterstock

Mariana Moniz
17/04/2025 17:48 ‧ há 2 dias por Mariana Moniz

Lifestyle

Saúde

"Cerca de 57 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de demência. Embora a maioria dos casos seja diagnosticada em idosos, cerca de 7% ocorre em pessoas com menos de 65 anos", explica a doutoranda Molly Murray, citada pelo The Conversation.

 

"Esse número pode ser ainda maior, visto que a demência de início precoce continua a ser subdiagnosticada. Isso significa que muitas pessoas podem estar a perder o apoio de que precisam", acrescenta.

Leia Também: Estudo revela como a poluição atmosférica pode afetar a saúde do cérebro

Molly Murray apresenta cinco motivos pelos quais a demência de início precoce é muitas vezes ignorada. Tome nota.

1 - A demência é normalmente associada à idade avançada
"Quando ouve a palavra "demência", imagina alguém com menos de 65 anos? Embora a demência geralmente seja associada a idosos, a condição não discrimina com base na idade. Na verdade, qualquer pessoa (até mesmo crianças) pode ser diagnosticada com diferentes formas de demência".

2 - Os sintomas são diferentes
"Em comparação com a demência em adultos mais velhos, pessoas com demência de início precoce têm maior probabilidade de apresentar outros sintomas além da perda de memória como os primeiros sinais da doença. Por exemplo, pesquisas mostram que, para cerca de um terço das pessoas com doença de Alzheimer de início precoce, os primeiros sintomas apresentados foram problemas de coordenação e alterações na visão".

Leia Também: Consumo em excesso desta bebida comum pode duplicar risco de demência

3 - Causas mais raras de demência
"A demência de início precoce tende a ser causada por condições neurodegenerativas mais raras, como as demências frontotemporais. As demências frontotemporais afetam apenas cerca de uma em cada 20 pessoas diagnosticadas com demência. Essas condições afetam partes do cérebro responsáveis ​​pela personalidade, comportamento, linguagem, fala e funções executivas. Por exemplo, a afasia progressiva primária é um tipo de demência frontotemporal."

4 - Os sintomas se sobrepõem aos de outras condições
"Os sintomas da demência de início precoce sobrepõem-se consideravelmente aos comuns em certas condições de saúde mental, como transtorno bipolar, psicose, depressão e ansiedade. Os sintomas também podem incluir apatia, sentimentos de pânico, irritabilidade, alucinações e delírios".

5 - As experiências diferem entre as pessoas
"O tipo e a gravidade dos sintomas de uma pessoa podem variar devido a uma série de fatores, como a sua saúde física, o seu ambiente social e até mesmo os seus níveis de stress. Tudo isso leva a uma variabilidade significativa na forma como a demência é vivenciada. Todos esses fatores juntos podem dificultar o reconhecimento dos sintomas da demência de início precoce, especialmente nos estágios iniciais."

Leia Também: Menopausa precoce associada a pior função cognitiva na vida adulta

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas