Existem vários tipo de transtornos alimentares, sendo que os mesmos retratam o total descompasso ao ingerir alimentos ou, então, a perturbação psicológica de não comer. Trata-se de uma condição que é consideravelmente grave e que causa impacto na saúde de quem sofre da doença.
Tal como se pode ler no site Cleveland Clinic, a diabulimia é um transtorno alimentar em que alguém com diabetes tipo 1 suspende o uso de insulina para perder peso. Por essa razão, pode ser fatal.
Leia Também: Medicamentos para a diabetes podem proteger contra Alzheimer, diz estudo
Pessoas com diabulimia podem ter outros comportamentos alimentares desordenados, como a purgação, ou podem limitar apenas as dosagens de insulina e, de resto, manter padrões alimentares saudáveis.
O nome 'diabulimia' pode induzir em erro. Nem todas as pessoas que a têm comem compulsivamente ou vomitam - características que definem a bulimia nervosa. Apesar disso, o termo é amplamente utilizado para descrever a restrição de insulina para perda de peso. A diabulimia também é conhecida como um "transtorno alimentar no diabetes mellitus tipo 1 (DE-DMT1)".
Leia Também: Este tipo de exercício físico pode reduzir o risco de ter diabetes
Ao alterar o seu peso com a falta de insulina, pode sentir que finalmente tem controlo sobre seu corpo. Mas a diabulimia pode levar a problemas de saúde graves e até à morte. É essencial procurar ajuda se você ou alguém que conhece apresentar sinais de alerta.
Sintomas de diabulimia
- Perda de peso inexplicável;
- Tonturas e desmaios;
- Desequilíbrio eletrolítico (sódio e potássio);
- Fadiga;
- Náuseas e vómitos;
- Sede persistente e micção frequente;
- Períodos irregulares;
- Mudanças na visão.
Leia Também: Estudo. Edulcorantes e conservantes adicionados podem provocar diabetes