Por que fazemos sexo com pessoas pelas quais não nos sentimos atraídos?

Descubra os tipos de interações sexuais que pode ter com pessoas que não considera atraentes.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
02/04/2025 19:30 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Sexualidade

Tendemos a gostar de interações sexuais com pessoas por quem nos sentimos atraídos. Sendo assim, por que nos envolvemos com tantas que não achamos fisicamente atraentes? 

 

De acordo com Aaron Ben-Zeév, professor na Universidade de Haifa, em Israel, e especialista no estudo das emoções, "os principais tipos de interações sexuais com pessoas que não achamos atraentes são: sexo por pena, sexo por caridade, sexo instrumental, sexo embriagado e sexo quando estamos entediados e com tesão".

Leia Também: Comportamentos sexuais de risco podem causar demência, alerta médico

Citado pelo Psychology Today, Aaron Ben-Zeév descreve cada um destes tipo de atividades sexuais.

Sexo por pena 
"No sexo por pena, não somos atraídos pelas pessoas que estão atraídas por nós, mas, ainda assim, dormimos com elas porque sentimos pena delas. As pessoas fazem sexo por pena porque acham que 'deveriam', e não porque realmente querem".

Sexo de caridade 
"Sexo de caridade é uma experiência contínua na qual as pessoas amam os seus parceiros, mesmo que não se sintam atraídas por eles. Enquanto o sexo por pena é uma experiência isolada, o sexo de caridade é uma experiência contínua. É comum em relacionamentos duradouros e pretende melhorar o relacionamento. Sexo de caridade pode não ser agradável, mas não envolve sofrimento".

Sexo instrumental 
"No sexo instrumental, as pessoas fazem sexo com alguém que não acham feio e que pode fornecer benefícios materiais, como dinheiro ou estatuto. O cenário cliché é o de uma jovem atraente e um homem mais velho e rico. Nesse relacionamento, o elemento romântico é substituído pelo desejo instrumental de obter benefícios materiais".

Sexo embriagado 
"O sexo embriagado é um tipo de sexo que, em circunstâncias normais, não faríamos parte. Ao contrário do sexo por pena, no sexo embriagado a pessoa pode gostar do sexo. O conflito no sexo por pena é entre o que você não quer e o que a outra pessoa quer; no sexo embriagado, o conflito é entre o que você não gostaria em circunstâncias normais e o que você quer quando está sob o efeito de álcool".

Sexo quando está entediado e com tesão
"Nesta categoria, pessoas que estão entediadas e excitadas, fazem sexo rápido com um parceiro que não acham atraente. Elas não veem nada de anormal ou nojento, embora não estejam necessariamente entusiasmadas - é apenas uma maneira fácil de aliviar o tédio em interações aparentemente inofensivas".

Leia Também: Neurocirurgião revela os 'aliados' para fortalecer o cérebro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas