Enjoado e com fortes dores no estômago. Por vezes, pode ter sido por algo que comeu e está a ter uma intoxicação alimentar. Por outro lado, apesar de sintomas idênticos, poderá estar a lidar com uma gastroenterite.
Elena Ivanina é gastroenterologista e ao 'website' Well+Good revelou alguns dos pontos em que é possível perceber se se trata de uma condição ou de outra. "A intoxicação alimentar surge rapidamente, geralmente algumas horas depois de ter comido algo estragado", começa por dizer.
Já a gastroenterite pode ter um período de incubação por mais tempo. "Geralmente entre 24 a 48 horas antes do início dos sintomas." Uma intoxicação pode durar 24 horas. No caso da gastroenterite "pode durar até uma ou duas semanas em casos mais graves".
Costumam ser também bastante contagiosos. "Para evitar, limite o contacto com pessoas que estejam doentes, lave as mãos com frequência e desinfete as superfícies que sejam partilhadas."
Por outro lado, a intoxicação alimentar não é contagiosa, acontece quando consome alimentos que estejam contaminados de alguma forma.
Descanso, beber bastantes líquidos e comer alimentos leves são algumas das formas de tratar ambas as condições, explica a especialista.
Leia Também: Especialistas revelam qual o melhor chá para combater os gases