O consumo de alimentos ultraprocessados está ligado ao risco de vários problemas de saúde. O melhor é evitá-los a todo o custo. Pode não ser uma tarefa fácil, mas nada que as dicas de uma especialista em nutrição não ajudem.
Ana Luzón revelou ao agregador de blogues HuffPost alguns truques para conseguir eliminar este hábito da sua rotina e sem grande esforço. A primeira sugestão passa por construir uma despensa de alimentos básicos e saudáveis.
"Ter uma despensa organizada e cheia de alimentos básicos vai ajudar a evitar a tentação de recorrer a alimentos ultraprocessados", começa por dizer. Alimentos ricos em proteína, como ovos legumes, e hidratos de carbono de qualidade, como arroz integral e batata, são alguns dos alimentos que deve ter sempre em casa.
Depois, planeie sempre bem as refeições. "Cozinhe porções extras quando tiver tempo e congele em doses individuais. Corte frutas frescas para ter sempre à disposição lanches saudáveis. Assim, quando o stress aparecer, terá opções rápidas sem precisar de recorrer a produtos ultraprocessados."
Por fim, deve conseguir identificar os momentos que o levam à procura deste tipo de alimentos. "O stress geralmente leva-nos a procurar conforto nos alimentos ultraprocessados. Reconhecer o que o causa é o primeiro passo para acabar com esse ciclo."
Leia Também: Quatro alimentos que nunca deve guardar no frigorífico