As festas de fim de ano são momentos de celebração e confraternização, mas também podem ser fontes de stress devido à sobrecarga de compromissos, preparativos e até mesmo de viagens. "Esta ansiedade acrescida da época pode ter um impacto negativo na saúde oral, principalmente no que diz respeito ao bruxismo, um hábito parafuncional e inconsciente", como alerta o Instituto de Implantologia em comunicado.
Existem dois tipos: o diurno e noturno. "O diurno está associado a hábitos repetitivos como roer as unhas, lápis, mastigar pastilhas elásticas ou ranger os dentes. Já o noturno trata-se de um distúrbio do sono em que se verifica não só o ranger dos dentes como também microdespertares, aumentos da frequência respiratória, cardíaca e movimentos corporais."
Leia Também: Ansiedade? Psicóloga recomenda cinco ansiolíticos naturais
"Durante esta época nota-se um aumento deste distúrbio, por as pessoas estarem mais expostas a pressões emocionais, cansaço e rotinas mais agitadas e muitas até devido à pressão para se 'fechar o ano com chave de ouro'", pode ler-se na mesma nota de imprensa.
Quando não tratado, o bruxismo provoca:
- Desgaste dentário: o ranger constante dos dentes pode desgastar o esmalte dentário, deixando os dentes mais suscetíveis a cáries e sensibilidade;
- Dores na mandíbula: o esforço contínuo de apertar os dentes pode causar dores na mandíbula e nos músculos da face;
- Problemas na articulação temporomandibular (ATM): com o tempo, o bruxismo pode afetar a ATM, levando a dificuldades ao abrir a boca e até dores de cabeça.
Leia Também: Nutricionista indica 20 alimentos baixos em calorias (e muito saciantes)
Assim, para ajudar a prevenir o bruxismo e os efeitos negativos durante o fim de ano, deve:
- Gerir da melhor forma possível o stress: esta é uma das principais causas do bruxismo, especialmente em épocas de festas. Praticar atividades relaxantes, como a meditação, podem ajudar nestes dias;
- Usar goteiras: consultar um dentista para o uso de goteiras personalizadas é uma das formas mais eficazes de proteger os dentes contra o bruxismo. A goteira ajuda a absorver a pressão do ranger dos dentes;
- Evitar estímulos antes de dormir: caso seja possível, à noite, evitar por exemplo a cafeína ou o álcool.
Para aqueles que já têm o hábito de ranger os dentes ou acreditam estar a sofrer desta situação, o recomendado é "uma consulta com um dentista" para identificar os sinais de bruxismo e permitir um diagnóstico precoce, o que é fundamental "para evitar danos irreversíveis aos dentes e à articulação temporomandibular".
Leia Também: Época festiva. O que vestir? Pedimos sugestões a consultoras de imagem