Se é verdade que existem alimentos que o ajudam a adormecer, outros estragam o sono por completo. O nutricionista Toby King revelou ao jornal Daily Express, aqueles que se recusa a consumir entre as 21 e as 23 horas, pois podem "afetar a qualidade do sono".
Um desses alimentos é a cebola. De acordo com o especialista em nutrição, pode causar refluxo e inchaço devido às fibras solúveis, que são as mais fermentáveis. "Se for sensível, é melhor evitá-las totalmente à noite."
Leia Também: Uns amam, outros odeiam. O controverso alimento que reduz o colesterol
Batidos proteicos também estão fora de questão para Toby King. "São ótimos para a recuperação muscular, mas as bebidas proteicas açucaradas podem demorar mais tempo a ser digeridas e podem perturbar os ciclos de sono profundo", explica.
O mesmo vale para vegetais fermentados como o kimchi ou o chucrute, conhecidos por auxiliarem a saúde intestinal. "Podem causar inchaço e problemas digestivos devido aos seus elevados níveis de probióticos e acidez", diz.
Leia Também: Vitamina B12. Estes são os sinais de perigo a que deve estar atento
De evitar são também "os queijos envelhecidos, como o parmesão, o brie ou o gouda, são ricos num aminoácido chamado tiramina, que pode estimular a libertação de norepinefrina", um neurotransmissor (substância química) libertado por células do sistema nervoso e que induz a redução de massa gorda.
No fim da lista do nutricionista surge o chocolate preto. "Contém teobromina, que é um estimulante natural, e o chocolate preto picante também inclui capsaicina, que pode aumentar a temperatura do corpo", indica Toby King.
Leia Também: Todos temos em casa o alimento que ajuda a baixar os níveis de colesterol