"De segunda-feira a sábado [da próxima semana], o comissário da Economia e Produtividade, Execução e Simplificação, Valdis Dombrovskis, o comissário responsável pelas Parcerias Internacionais, Jozef Síkela, e a comissária responsável pelos Serviços Financeiros e pela União da Poupança e do Investimento, Maria Luís Albuquerque, participam nas reuniões da primavera de 2025 do Grupo do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, em Washington", anunciou hoje o executivo comunitário.
O anúncio surge após notícias de que a Comissão Europeia forneceu telemóveis descartáveis e computadores portáteis básicos a altos responsáveis com viagens aos Estados Unidos, incluindo a comissária europeia portuguesa Maria Luís Albuquerque, para evitar o risco de espionagem.
Questionada hoje pela Lusa, fonte oficial do executivo comunitário vincou: "Negamos ter dado orientações ao nosso pessoal recomendando a utilização de telemóveis portáteis em missões oficiais nos Estados Unidos".
A mesma fonte sublinha que "este facto não é mencionado nas fichas de recomendações de viagem nem em qualquer outro documento".
Ainda assim, a mesma fonte dá conta de que a instituição "atualizou recentemente as listas de recomendações de viagem específicas por país destinadas aos funcionários", que "refletem as últimas alterações na forma como a Comissão comunica e o aumento geral das ameaças a nível mundial em matéria de cibersegurança".
"Recomendamos efetivamente que se associe o visto eletrónico a um salvo-conduto da UE para os altos funcionários, a fim de sublinhar a natureza oficial da visita e facilitar os processos de concessão de vistos nas embaixadas antes da partida, mas mais uma vez, estas recomendações atualizadas foram incluídas em muitas listas informativas de outros países à atenção dos altos funcionários em viagem", concluiu.
Na informação hoje divulgada, é indicado que, em Washington, Maria Luís Albuquerque "terá reuniões de alto nível com representantes governamentais, grandes investidores institucionais, organizações sem fins lucrativos e associações comerciais".
Da lista de personalidades com quem antiga ministra portuguesa se vai reunir constam o governador do Banco Popular da China, Pan Gongsheng, a ministra das Finanças da Índia, Nirmala Sitharaman, o presidente da Reserva Federal norte-americana, Jay Powell, e ainda o Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, este último para discutir questões de regulamentação financeira.
Aos 57 anos, a antiga governante portuguesa é uma das 11 mulheres entre 27 nomes (uma quota de 40% para mulheres e de 60% de homens) do segundo executivo comunitário de Von der Leyen, que tem como principal missão a competitividade económica comunitária.
Leia Também: UE instruiu Maria Luís Albuquerque a usar telemóvel descartável nos EUA