Governo diz que apoio a organizações agrícolas em Bruxelas é "equitativo"

O Governo assegurou que o apoio às organizações agrícolas em Bruxelas foi distribuído de forma equitativa e que tem em conta o valor disponível e os orçamentos apresentados, após críticas da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

Notícia

© Getty Images

Lusa
28/03/2025 19:21 ‧ há 3 dias por Lusa

Economia

Agricultura

"[...] O critério utilizado para a atribuição do subsídio às organizações de âmbito nacional representativas dos agricultores portugueses e filiadas em organizações profissionais europeias, teve em conta, por um lado, o valor total disponível de 339.430,00 euros e, por outro lado, os valores dos orçamentos que foram apresentados pelas cinco organizações", lê-se num esclarecimento do Ministério da Agricultura à CNA, a que a Lusa teve acesso.

 

De acordo com o executivo, o valor foi definido de forma equitativa, numa percentagem de 35,659% da cobertura dos orçamentos apresentados.

Por outro lado, foi definido que o valor máximo do apoio por organização é de 100.000 euros.

Em 06 de março, a CNA lamentou ter sido discriminada pelo Governo no apoio à sua atividade junto das instituições europeias, que sofreu um corte de 24% para 50.758 euros.

"O Governo decidiu aplicar um inexplicável corte de 24% no financiamento às despesas de representação da CNA junto da União Europeia, enquanto as outras confederações veem o mesmo apoio aumentar face a anos anteriores", apontou, em comunicado.

De acordo com o diploma que fixa estes apoios, a CNA vai receber um valor máximo de 50.758 euros.

Para a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e para a Confederação das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri) estão destinados 100.000 euros (a cada), para a Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) 58.838 euros e para a Confederação Nacional dos Jovens Agricultores e Desenvolvimento Rural (CNJ) o máximo é de 29.834 euros.

A CNA defendeu que este corte representa uma "clara desvalorização da voz da agricultura familiar junto das organizações europeias", bem como uma discriminação dos pequenos e médios agricultores.

Leia Também: Vinho? Ministro saúda medidas, mas apanha em verde é "último recurso"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas