Ministro da Economia: Números mostram que a inflação "está contida"

O ministro da Economia afirmou que os números da inflação revelados hoje mostram que aquela taxa está "contida", salientando que isso é "uma boa chave para a manutenção e criação de emprego e de investimento".

Notícia

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Lusa
13/01/2025 13:38 ‧ ontem por Lusa

Economia

Ministro da Economia

"Eu diria que é bom para a Economia que a inflação ou a taxa de inflação esteja contida. Como nós sabemos a inflação é um imposto escondido e que atinge a competitividade da Economia e acaba por se repercutir no consumo [...], uma inflação contida é uma boa chave para a manutenção e criação de emprego e de investimento", afirmou Pedro Reis, em Vila do Conde, à margem de uma visita à fábrica de construção que caiaques Nelo, quando confrontado com os números relativos à inflação de 2024 divulgados hoje.

 

O Instituto Nacional de Estatística informou que a taxa de inflação homóloga foi de 3,0% em dezembro passado, 0,5 pontos percentuais acima de novembro, fixando-se a variação média de 2024 nos 2,4%, contra 4,3% em 2023.

Segundo o governante, "é bom sinal que tenha encerrado 2024 com um valor abaixo da previsão", que era de 2,6%.

"O número carrega dois aspetos: o primeiro, o facto de ser 2,4%. Em relação à projeção em termos homólogos, que era e 2,6%, mostra que está algo contida a inflação e isto impacta diretamente depois nos custos financeiros das empresas, a taxa de juro que pagam e até no escalar dos fatores de produção", disse.

Pedro Reis alertou que 2025 é um ano em que se tem que "estar atentos aos eixos, aos vetores e ao panorama total", deixando uma mensagem: "Cautela mas também confiança".

"Cautela no acompanhamento da inflação, confiança na captação de investimento", disse.

Leia Também: "Portugal é um porto de abrigo do investimento"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas