O ministro das Finanças, Dominic LeBlanc, e a ministra dos Negócios Estrangeiros, Mélanie Joly, reuniram-se com Howard Lutnick, nomeado por Trump para secretário do Comércio, assim como com o governador do Dakota do Norte, Doug Burgum, escolhido por Trump para liderar o Departamento do Interior.
Trump ameaçou impor taxas aduaneiras de 25% sobre todos os produtos canadianos se o Canadá não travar aquilo a que chama um fluxo de migrantes e de fentanil para os Estados Unidos - apesar de um número muito menor destes entrar nos EUA pelo Canadá quando em comparação com o México, que Trump também ameaçou.
"O ministro LeBlanc e a ministra Joly tiveram uma reunião positiva e produtiva em Mar-a-Lago com Howard Lutnick e Doug Burgum, no seguimento do jantar entre o primeiro-ministro e o presidente Trump no mês passado", disse Jean-Sébastien Comeau, porta-voz de LeBlanc.
Comeau disse que ambos os ministros delinearam as medidas do plano de milhões de dólares do Canadá para aumentar a segurança na fronteira e reiteraram "o compromisso compartilhado de fortalecer" essa segurança, assim como "combater os danos causados pelo fentanil para salvar vidas canadianas e americanas".
O porta-voz disse que Lutnick e Burgum concordaram em transmitir a informação a Trump.
A equipa de transição de Trump não respondeu a um pedido de comentários da Associated Press.
Dias antes do natal, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, efetuou uma remodelação no seu executivo alterando um terço dos ministros.
Trudeau enfrentou ainda a demissão da então ministra das Finanças Chrystia Freeland, que abandonou o cargo por divergências com o primeiro-ministro canadiano sobre a ameaça de imposição de taxas de Trump. Dominic LeBlanc foi o escolhido para assumir a tutela do ministério.
Foram já várias as ameaças do Presidente eleito norte-americano, Donald Trump, que prometeu impor tarifas aduaneiras assim que regressar ao poder, em janeiro.
Os Estados Unidos são neste momento o principal parceiro comercial do Canadá, respondendo por um total de 75% das exportações do país.
Leia Também: Trudeau remodela Governo do Canadá quando enfrenta moção de censura