"Já vem tarde. Jorge Jesus é o selecionador certo para o Brasil"

Em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, Márcio Sampaio, antigo membro da equipa técnica de Jorge Jesus, aplaude a possível nomeação do treinador amadorense como selecionador do Brasil, destacando a ligação do técnico ao país onde brilhou ao serviço do Flamengo.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
31/03/2025 07:12 ‧ há 2 dias por Rodrigo Querido

Desporto

Exclusivo

Jorge Jesus saltou, de novo, para as principais páginas da imprensa brasileira e tudo por culpa de Dorival Júnior. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) prescindiu dos serviços do antigo selecionador brasileiro após a humilhação aos pés da Argentina e rapidamente o nome do treinador português surgiu no topo das preferências para orientar o escrete.

 

Muito se escreveu nas últimas horas sobre o assunto, com a informação mais recente a dar conta de que Jorge Jesus já terá dado luz verde para o regresso ao Brasil, onde brilhou pelo Flamengo, ainda que sob certas condições. O próprio treinador amadorense já reagiu aos rumores, garantindo que não recebeu qualquer convite de clube ou seleção.

Perante estes factos que apontam Jorge Jesus como o provável novo selecionador do Brasil, o Desporto ao Minuto esteve à conversa com Márcio Sampaio, antigo membro da equipa técnica de JJ, para perceber se o treinador do Al Hilal é a pessoa certa para assumir o cargo de selecionador do Brasil.

Márcio Sampaio, que deixou o Al Hilal no verão do ano passado, recordou que Jorge Jesus sempre teve o sonho de orientar uma seleção que lhe permita lutar por títulos, apontado o técnico como o homem certo para assumir a seleção do Brasil.

"Neste momento não há muitas dúvidas, nem há muitas opções. Conhecendo-o como o conheço, e sabendo como é que ele trabalha e do sonho que ele tem de há uma vida, eu não tenho mínima dúvida que se conjugou tudo para que ele seja o selecionador do Brasil. Taxativamente, ele é a pessoa certa para assumir a seleção do Brasil. Não é só de agora que acho isso. Acho que já vem tarde caso isto se concretize", começou por dizer Márcio Sampaio, recordando o tal sonho que Jesus sempre teve de orientar uma seleção.

"Desde que eu o conheço que ele sempre me disse que, em termos de seleções, queria uma seleção que lhe permitisse lutar por títulos. A única seleção que lhe permite lutar por um Campeonato do Mundo é a do Brasil. Óbvio que outras seleções lhe poderiam dar essas condições. A essência do Jorge enquanto treinador vem muito do Brasil, do tempo de Pelé e de Garrincha. Bebeu muito dessa essências. Lembro-me desde sempre que ele me disse que queria orientar a seleção do Brasil", vincou o técnico.

Notícias ao Minuto Márcio Sampaio e Jorge Jesus no Al Hilal© Reprodução Instagram Márcio Sampaio

Por esta altura, Jorge Jesus tem contrato com o Al Hilal e a CBF teria de pagar para levar de imediato o treinador português. Márcio Sampaio acredita que as duas partes poderão chegar a um acordo favorável a ambas, sobretudo porque o técnico português continua na luta por vários objetivos na Arábia Saudita. Ainda assim, recorda que o comboio da seleção do Brasil pode não voltar em junho, quando terminar a temporada no Médio Oriente.

"Isto acaba por ser o futebol. O mercado assim o dita. Obviamente tendo o Jorge contrato com o Al Hilal, e se isto tudo for verdade, ele terá de criar as condições para que possa sair a bem do Al Hilal. Os contratos protegem os clubes e os treinadores. Se a seleção do Brasil quiser um treinador que esteja empregado, tem de ser negociado com o clube. Isto acontece com o Ancelotti, que também já foi falado, ou com qualquer outro treinador sob contrato", vincou Márcio Sampaio, referindo que esta oportunidade pode não voltar a aparecer e que, por isso, Jorge Jesus poderá 'rasgar' de imediato o contrato com os sauditas.

"Há três ou quatro clubes no mundo que não se pode negar. Não podemos dizer não a Barcelona, Real Madrid e Manchester United. Depois também há duas ou três seleções no mundo que não podemos dizer que não e a seleção do Brasil é uma seleção que não se pode dizer que não. A seleção do Brasil terá dois jogos no início de junho. A final da Liga dos Campeões asiática. Pode-se conjugar aqui uma situação de ele poder, se isto for verdade, assumir o cargo no final da temporada na Arábia", notou.

Márcio Sampaio recordou ainda a existência do novo Mundial de Clubes, onde Jorge Jesus voltaria a participar, mas apontou que a presença no Mundial'2026 pode pesar mais a favor da decisão final do técnico amadorense.

"Não é uma questão impossível. Depende do timing que a seleção do Brasil pretende para ter um novo treinador. Se a seleção do Brasil disser que quer levar já o Jorge, pode ser mais difícil porque ele está a disputar competições importantes na Arábia Saudita e o clube tem ambições muito grandes nesta fase. Se for mais para a frente, pode existir aqui um conjunto de fatores que beneficie que ele possa ser a pessoa escolhida. Há aqui coisas boas e positivas que podem fazer com que ele seja o selecionador e outras que podem fazer com que ele seja mais difícil caso isto aconteça. Também é preciso entender se a CBF está realmente interessada no Jorge Jesus ou não e se o nome está a sair pela imprensa apenas porque é um desejo dos brasileiros", ressalvou.

"Ele tem uma equipa mais competitiva, tem uma equipa que pode competir com qualquer equipa do mundo e isso pode ser um aliciante para ele perceber também a mais-valia desta equipa que está há dois anos com ele. Acho que isso é um desejo. Mas depois, por outro lado, também pode disputar um Campeonato do Mundo de seleções e acho que o prestígio não é igual. É uma decisão difícil. Pessoalmente, acho que todos os treinadores podiam ter esse problema para resolver (risos)", acrescentou de seguida Márcio Sampaio.

Notícias ao Minuto Jorge Jesus e Márcio Sampaio no Flamengo© CF Flamengo  

Questionado sobre se aceitaria um eventual convite para se juntar a Jorge Jesus na equipa técnica da seleção do Brasil, Márcio Sampaio referiu que o aceitaria de bom grado se não estiver a trabalhar, mas que não está a pensar no assunto de forma veemente.

"Não gosto de falar de suposições. Mas o Brasil é uma seleção a que, se ele me convidasse e não estando eu a trabalhar, obviamente que diria que sim. Quem não queria representar a seleção do Brasil? Ainda para mais tendo nós sido imensamente felizes no Brasil, tendo uma simpatia e amizade com o povo brasileiro. Temos excelentes recordações no Brasil. Estar na melhor seleção do mundo era o desejo de qualquer profissional. Provavelmente seria quase um sonho tornado realidade. Neste momento não penso muito nisso. Tomei uma decisão ponderada e quando o fiz coloquei essa situação também na cabeça, que isto poderia isto acontecer e eu não estar presente. Mas não vivo a pensar nisso Mas se ele me convidasse, obviamente que iria", finalizou Márcio Sampaio.

Leia Também: Jorge Jesus pede menos do que Ancelotti e está perto de voltar ao Brasil

Leia Também: Problemas com Neymar? Jorge Jesus reagiu ao convite da seleção do Brasil

Leia Também: Jorge Jesus já deu o 'sim' ao Brasil, mas impõe condição

Leia Também: Atenção, Jorge Jesus: Dorival Júnior já não é o selecionador do Brasil

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Georgina Rodríguez e o jantar a dois com Cristiano Ronaldo

Georgina Rodriguez

Georgina Rodríguez e o jantar a dois com Cristiano Ronaldo

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2765
2Benfica2662
3FC Porto2756
4Sp. Braga2756
5Santa Clara2746
6Vitória SC2742
7Casa Pia2739
8Famalicão2737
9Estoril2736
10Moreirense2732
11Rio Ave2729
12Arouca2729
13C.D. Nacional2729
14Gil Vicente2623
15AVS2723
16Estrela2723
17Farense2617
18Boavista2615
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

É grátis! Todos os horários para ver o Lotus de Ayrton Senna no Estoril

Fórmula 1

É grátis! Todos os horários para ver o Lotus de Ayrton Senna no Estoril

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas