O Benfica volta a entrar em campo já depois de amanhã, quarta-feira, com a receção ao Farense, em jogo da 27.ª jornada da I Liga, e na cabeça de Bruno Lage estão quatro dúvidas por conta da proximidade com o Clássico de domingo, quatro dias depois, frente ao FC Porto no Estádio do Dragão.
O desgaste natural de uma temporada que já está quase a entrar na reta final, os problemas físicos e a questões disciplinares são variáveis que têm de entrar nas contas do treinador das águias na hora de elaborar o melhor onze e, por isso mesmo, podem existir novas mexidas na equipa inicial que vai entrar em campo frente à formação algarvia.
Na defesa, Nicolás Otamendi pode ter direito a algum tempo de descanso, por conta do elevado número de minutos que já leva e depois de ter feito uma viagem de ida e volta à Argentina. O capitão das águias tem sido um verdadeiro 'papa minutos' e já contabiliza mais de 50 jogos nas pernas nesta temporada, isto, diga-se, com 37 anos de idade.
No entanto, também Tomás Araújo continua a merecer especial cuidado na sua gestão física e frente ao Gil Vicente, na passada sexta-feira, voltou a sair de campo com queixas musculares, elevando para cinco os jogos consecutivos que não completou. Frente ao Farense, Lage pode, por isso, dar-lhe 'folga', apostando no jovem Leandro Santos, que tem aproveitado a fragilidade física de Tomás Araújo, bem como a longa ausência de Alexander Bah, para ir somando minutos na equipa principal.
No meio-campo também há uma dúvida para Bruno Lage que se chama Florentino Luís. O médio mais defensivo do Benfica contabiliza quatro cartões amarelos no campeonato e caso veja nova cartolina da mesma cor frente ao Farense irá falhar a visita ao rival FC Porto. Nesse sentido, e tendo em conta que do outro lado estará um Farense mais preocupado em defender do que em atacar, Lage poderá abdicar de Florentino e apostar num meio-campo menos defensivo, fazendo entrar Leandro Barreiro no onze e recuando Aursnes para a posição de 6.
Na frente de ataque a grande dúvida é Ángel Di María. O craque argentino até já recuperou da lesão que o afastou dos últimos jogos, tendo, inclusive, entrado e marcado em Barcelos, mas tal como Florentino Luís, também está a apenas um cartão de completar a tal série de cartões amarelos que lhe valerá um jogo de suspensão. Tendo em conta este cenário com o Dragão no horizonte, Lage poderá deixar novamente Di María no banco e dar novo voto de confiança aos jogadores de 'segunda linha' que têm dado boa conta do recado.
Pensar no Dragão, mas não tanto...
A grande maioria dos treinadores defende a tal teoria de pensar jogo a jogo, mas defrontar o Farense em casa certamente não será mais complicado do que visitar o FC Porto. Ainda assim, Bruno Lage poderá ser conservador e não olhar demasiado para o Dragão, focando-se em vencer um jogo de cada vez, até porque o Sporting já leva quatro vitórias consecutivas no campeonato e não está a facilitar na luta pelo título.
As dúvidas ficarão desfeitas assim que o Benfica anunciar, cerca de uma hora antes do jogo com o Farense, na quarta-feira, o onze inicial escalado por Lage.
Leia Também: "Ruben Amorim era o palhaço do balneário. Nunca pensei que fosse técnico"