Benfica-Sp. Braga: Águias e minhotos reencontram-se, quatro dias depois

Encontro começa a ser disputado a partir das 19h45 desta terça-feira.

Notícia

© Getty Images

Filipe Carmo
08/01/2025 07:48 ‧ há 21 horas por Filipe Carmo

Desporto

Antevisão

Quem se vai juntar ao Sporting na final da Taça da Liga? É isso mesmo que vai ficar definido já esta quarta-feira, na segunda meia-final da Taça da Liga que irá opor Benfica e Sporting de Braga, e o 'palco' será, uma vez mais, o Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.

 

Olhando para a classificação do campeonato, a melhor forma de avaliar o que tem sido a época das duas equipas, águias e minhotos estão separados por sete pontos. Enquanto que a equipa da Luz, com 38, está na terceira posição, o emblema da Pedreira segue logo abaixo, com 31.

O novo duelo entre Benfica e Sporting de Braga acontece apenas quatro dias depois do último, tendo este corrido de feição aos comandados de Carlos Carvalhal, que venceram por 1-2, em Lisboa, ainda que a história nos diga que os encarnados levam uma grande vantagem. Em 136 jogos realizados, as águias sorriram em 91, enquanto que os minhotos só o fizeram em 17 ocasiões (empates, esses foram 28, algo que, desta vez, só se poderá verificar, quanto muito, no tempo regulamentar).

Curiosamente, se recordarmos os confrontos entre estas duas equipas na Taça da Liga, as coisas passam a revelar-se mais renhidas. Em 15 confrontos, o Benfica venceu oito e o Sp. Braga seis, números que mostram que nesta prova o equilíbrio é ainda maior.

O jogo entre Benfica e Sporting de Braga começa a ser disputado às 19h45 desta quarta-feira e será ajuizado por Cláudio Pereira, da Associação de Futebol de Aveiro. Poderá acompanhá-lo, como sempre, com o Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Bruno Lage

Que jogo espera: "Não será muito diferente, mas haverão surpresas em posicionamentos, em formas de pressionar... Perspetiva-se um grande jogo, é uma meia final. Porque é a natureza do clube, estar dois jogos sem vencer leva-nos a uma determinação enorme para o jogo, para vencer um título que o Benfica não vence desde 2016. Queremos fazer um grande jogo, para estarmos presentes na final".

Benfica entrou em falso nos dois últimos jogos: "O mais importante é olharmos para o jogo, percebermos o que aconteceu e preparar o novo da melhor forma possível. Há situações que temos de fazer melhor, estão perfeitamente identificadas, os jogadores têm trabalhado muito e temos de dar essa resposta de entrar fortes nos jogos e ter maior controlo com bola. É essa a nossa preocupação, mas, muito mais do que isso, é a exigência que temos de ter de ganhar, porque é a exigência de quem representa este clube".

Sente-se "debaixo de fogo"? "Qualquer treinador do Benfica que não vença dois jogos está sob enorme pressão, porque é a nossa exigência. Entrei nesta casa há 20 anos, tenho quase 100 jogos como treinador principal, conheço muito bem a exigência do Benfica. Se ganhamos por cinco, temos de ganhar por sete, e, quando ganhamos por um, já não é suficiente. Quando se perde dois jogos, a pressão e a crítica aumenta. Se não é o Bruno Lage, é outro treinador qualquer, é assim, faz parte da história e da exigência do clube e dos adeptos. Temos é de ter capacidade de continuar a trabalhar, acreditar e fazer as pessoas acreditar. Isso é fundamental para o nosso trabalho, porque só há um caminho, que é vencer, vencer e vencer. Vencer com qualidade e vencer com muitos golos. Está enraizado e temos vivido isso. Qualquer treinador do Benfica que perde dois jogos está sujeito a essa pressão, porque essa pressão vem da nossa natureza. Falo diariamente com o presidente".

Carlos Carvalhal

Que jogo espera: "Vamos jogar contra um grande clube, uma grande equipa, muito bem orientada e com jogadores de elevadíssimo nível, que só foi possível vencer porque fomos determinados, tivemos ousadia e, sobretudo, porque acreditámos que era possível vencer, mas temos consciência de que foi muito difícil. Agora, temos que voltar a acreditar, mas de alma, interiorizar para as entranhas que é possível fazê-lo".

Ambições da equipa: "Estamos em janeiro e estamos dentro de todas as provas. Este é um torneio de curta duração, em que temos legítimas aspirações de estar na final. Jogos parecidos? Vamos ver, sabemos dos pontos fortes do Benfica e uma ou outra fragilidade que poderá ter, tal como nós também as teremos".

Alterações à equipa: "Não foi recado nenhuma à equipa, foi simplesmente o meu trabalho. Os jogadores que não foram utilizados treinaram muito bem esta semana e eu tomo as minhas opções em função do adversário e da estratégia para o jogo. Contamos com todos".

Últimos resultados

Benfica: E-V-V-D-D

Sp. Braga: D-E-V-D-V

Últimos onzes

Benfica: Anatoliy Trubin, Alexander Bah, Nicolás Otamendi, Tomás Araújo, Álvaro Carreras, Orkun Kökçü, Leandro Barreiro, Ángel Di María, Fredrik Aursnes, Kerem Akturkoglu, Vangelis Pavlidis

Sp. Braga: Matheus Magalhães, Robson Bambu, Sikou Niakaté, Adrián Marín, Víctor Gómez, Vitor Carvalho, Gorby Baptiste, Gabri Martínez, Ricardo Horta, Fran Navarro, Bruma.

Ausências

Benfica: Tiago Gouveia (lesão).

Sp. Braga: (-)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Pepe não esquece FC Porto e cita Rui Veloso: "Em cada regresso a casa..."

I Liga

Pepe não esquece FC Porto e cita Rui Veloso: "Em cada regresso a casa..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1640
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14AVS1715
15Arouca1715
16Farense1714
17C.D. Nacional1613
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Condutores perdem 60 horas em média no trânsito em Lisboa

Trânsito

Condutores perdem 60 horas em média no trânsito em Lisboa

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas