Já depois do deslize do Sporting e do adiado Nacional-FC Porto, o Benfica é o último dos três ditos 'grandes' a entrar em campo, este sábado, na receção ao Sporting de Braga, mantendo-se de olho no trono da I Liga.
Após uma derrota no dérbi em Alvalade (1-0), a equipa de Bruno Lage pretende arrancar o ano de 2025 com um triunfo, no fecho da primeira volta, mas também o conjunto de Carlos Carvalhal quer curar a desilusão da última jornada, com um desair diante do Casa Pia (1-2).
Separados por dez pontos, entre o terceiro e o quinto posto, o Benfica figura como uma das melhores equipas em casa (oito vitórias em oito jogos) e, pela frente, terá uma das melhores formações a jogar na condição de visitante (com cinco triunfos em sete partidas).
Em caso de triunfo, as águias colam-se ao Sporting, na liderança, com os mesmos 41 pontos, ficando à espera do que irá fazer depois o FC Porto no acerto de calendário, na Choupana, no próximo dia 15 de janeiro.
O jogo tem apito inicial agendado para as 18 horas (horário de Portugal Continental) deste sábado, com arbitragem de Luís Godinho, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto:
Bruno Lage:
Sporting de Braga também quer reagir: "Espero um adversário muito competitivo, com um registo fora de casa muito bom. Quer nós, quer o Sporting de Braga, daquilo que conheço do Carlos Carvalhal, não há que olhar para trás. Eles terão a ambição de fazer um bom jogo no Estádio da Luz. Temos de criar oportunidades, marcar golos e vencer o jogo".
Passas em 2025 a pensar no Benfica?: "Fundamentalmente, queremos ter a determinação e ambição de fazer um bom trabalho. Quem treina um clube com a dimensão do Benfica tem de ter essa motivação diária. Quero fazer crescer a equipa para ir ao encontro daquilo que é a exigência dos nossos adeptos. O grande clube que temos de ser vem de pequenos hábitos, do treino e do jogo, sempre com o sentido crítico para evoluir e sermos melhores. É a minha exigência para com quem trabalha comigo, que apresenta um registo no dia a dia".
Di María e Otamendi prontos para renovar?: "O que lhe posso dar é a minha opinião. Gosto muito de trabalhar com eles. São importantes para a equipa porque têm rendimento. No futuro, há que perceber se podem continuar a ser úteis ao Benfica ou não. Neste momento, eu, como treinador, estou satisfeito com o rendimento dos jogadores".
Carlos Carvalhal:
Análise ao Benfica: "Espero um jogo muito difícil na Luz, contra uma equipa muito boa, com um excelente treinador, muito bem organizada e que ainda não perdeu em casa nas competições domésticas".
Sangue novo em 2025?: "Ano novo, vida nova. Quem merecer e trabalhar melhor durante a semana e consoante o plano estratégico para cada jogo será escolhido. Avançam os melhores, vamos escolher tendo em conta o que fizeram durante a semana e não em relação ao passado no clube. Chamei três jogadores, o Jónatas, o Diego [Rodrigues] e o Chissumba que estão em igualdade de circunstâncias".
Egos no plantel: "Isso podia ter consistência se, seis dias antes, no Santa Clara, isso se tivesse verificado e não foi assim. A equipa uniu-se, jogou bem coletivamente, contra um adversário muito difícil e há outros exemplos. Questões relacionadas com o ego são normais em todas as equipas do mundo. O Real Madrid tem 20 e tal egos e consegue fazer uma equipa. O nervosismo atrapalha, sim, temos escalpelizado isso e mais perto do próximo jogo em casa vamos aprofundar isso e resolver essa questão definitivamente".
Últimos resultados
Benfica: D-V-V-E-E
Sporting de Braga: D-V-E-D-E
Últimos onzes
Benfica: Anatoliy Trubin, Alexander Bah, Nicolás Otamendi, Tomás Araújo, Álvaro Carreras, Orkun Kökçü, Florentino Luís, Ángel Di María, Fredrik Aursnes, Zeki Amdouni e Kerem Akturkoglu.
Sporting de Braga: Matheus Magalhães, João Ferreira, Sikou Niakaté, Robson Bambu, Roger Fernandes, João Moutinho, Rodrigo Zalazar, Yuri Ribeiro, Ricardo Horta, Amine El Ouazzani e Bruma.
Ausências
Benfica: Tiago Gouveia (lesionado).
Sporting de Braga: (-)
Leia Também: Lage quer resposta ao dérbi: "O assunto não é o Sporting, é o Sp. Braga"