O jogador de 26 anos chega ao dérbi com o Benfica, último jogo do ano, com um registo incrível de 62 golos num ano civil, entre Sporting e seleção sueca, e com números no campeonato que têm sido determinantes.
Mesmo com Hjulmand, esta época capitão, Trincão e a 'surpresa' Quenda a realizarem uma época de excelente nível, a verdade é que Gyokeres tem sido a grande 'sensação', sendo já praticamente certa a sua saída no final da temporada para uma das principais ligas, com o regresso a Inglaterra a ser um destino bem provável.
Com 18 golos, sozinho, o avançado nórdico tem mais golos dom que 11 equipas da I Liga, com apenas quatro (Gil Vicente, Santa Clara, Sporting de Braga e Estoril) a serem as únicas até agora na primeira volta que não sofreram a 'fúria' do sueco.
Os açorianos até se 'salvaram' no campeonato, mas acabaram por sofrer um golo de Gyokeres na Taça de Portugal, que ditou a sua eliminação.
A viver a segunda temporada em Alvalade, Gyokeres assinou um 'póquer', frente ao Estrela da Amadora, um 'hat-trick', contra o Farense, e bisou perante Nacional da Madeira e AVS.
Contando com todas as competições, a chegar a metade da temporada, o internacional sueco soma um total de 27 golos e teve ainda participação direta em mais cinco.
O 'hat-trick' alcançando perante o Manchester City, na Liga dos Campeões, deixou mesmo Gyokeres nas 'bocas do mundo', catapultando sueco para um reconhecimento internacional, cenário que torna quase impossível a sua continuidade em Alvalade na próxima temporada.
Contudo, tal aconteceu com a toda a equipa do Sporting, a saída do técnico Ruben Amorim para o Manchester United, fez Gyokeres perder algum fulgor, alcançando apenas quatro golos em oitos jogos sob o comando de João Pereira, treinador que entretanto já acabou rendido por Rui Borges.
Leia Também: "Rui Borges? Os atletas têm de encarar as coisas de outra forma"