Festa do Cinema Italiano chega este ano a mais de vinte cidades

A Festa do Cinema Italiano começa na quarta-feira, em Lisboa, com o filme 'A grande ambição' e com o realizador Andrea Segre, numa edição que vai homenagear o ator Marcello Mastroianni e chegar a mais de 20 cidades.

Notícia

© Lusa

Lusa
07/04/2025 17:42 ‧ há 6 horas por Lusa

Cultura

Cinema Italiano

'A grande ambição', a exibir em antestreia no cinema São Jorge, é sobre Enrico Berlinguer (1922-1984), "o muito estimado e aclamado secretário-geral do Partido Comunista Italiano e a sua luta para encontrar a todo custo um compromisso entre as diversas e opostas forças da vida parlamentar italiana", descreve a organização.

 

A 18.ª Festa do Cinema Italiano arranca em Lisboa, de 9 a 17 de abril, em várias salas de cinema e na Cinemateca Portuguesa, seguindo depois por um "número recorde de mais de 20 cidades", nomeadamente Porto, Cascais, Setúbal, Beja, Aveiro, Coimbra, Loulé, Leiria e, pela primeira vez, Sintra.

Da programação deste ano, a Festa do Cinema Italiano assinala também o centenário do nascimento do ator Marcello Mastroianni (cumprido em 2024), com uma série de iniciativas, nomeadamente uma exposição de fotografia no cinema São Jorge.

Será ainda exibido o documentário 'Mi ricordo, sì io mi ricordo', de Anna Maria Tatò, filmado em Portugal durante a rodagem 'Viagem ao Princípio do Mundo' (1996), de Manoel de Oliveira, e que foi a última aparição de Mastroianni no cinema.

O realizador Roberto Faenza estará em Lisboa para recordar o filme 'Afirma Pereira' (1995), rodado em Portugal e protagonizado por Mastroianni, e, em antestreia nacional, a Festa do Cinema Italiano programa também 'Marcello Mio', de Christophe Honoré, uma comédia em que "Chiara Mastroianni decide viver como se fosse o seu pai".

Entre outras antestreias previstas contam-se 'LoucaMente', de Paolo Genovese, 'O regresso de Ulisses', de Uberto Pasolini, com Ralph Fiennes e Juliette Binoche, e 'Vermiglio', de Maura Delpero, que foi o candidato de Itália aos Óscares.

Antonio Pietrangeli, "um dos nomes mais sensíveis e perspicazes do cinema italiano, cuja obra marca a transição entre o neorrealismo e a comédia italiana", terá uma retrospetiva na Cinemateca Portuguesa.

O encerramento da Festa do Cinema Italiano em Lisboa é com o filme 'Diva Futura - Cicciolina e a Revolução do Desejo', de Giulia Steigerwalt, sobre "todas as estrelas porno da agência de espetáculos de Gianni Schicchi que, a partir dos anos 1980, revolucionaram a forma como o sexo era visto e considerado em Itália".

Toda a programação pode ser consultada aqui.

Leia Também: Filmes brasileiro e chileno vencem Festival de Cinema Latino-Americano

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas