O The Guardian está a avançar com a notícia de que o governo do Reino Unido planeia avançar com um inquérito parlamentar, o qual terá o objetivo de averiguar o papel das redes sociais nos motins que tiveram lugar este verão.
Ao que parece, este inquérito levará o parlamento inglês a convocar o dono do X, Elon Musk, assim como outros executivos da Meta e do TikTok de forma a perceber se a partilha de imagens geradas por Inteligência Artificial (IA) ajudou a ‘inflamar’ os ânimos e encorajaram a partilha de conteúdo “que pode enganar e prejudicar”.
“[O Elon Musk] tem opiniões muito fortes sobre vários aspetos deste assunto. Gostaria certamente de ter a oportunidade de o interrogar para ver… como concilia a sua promoção da liberdade de expressão com a sua promoção da pura desinformação. [O comité irá] avaliar as ligações entre os algoritmos das redes sociais, a IA generativa, e a disseminação de conteúdos nocivos ou falsos”, disse a responsável pelo comitéHouse of Commons Science, Innovation and Technology, Chi Onwurah.
Leia Também: SpaceX arrancou sexto teste da Starship com Musk e Trump na plateia