Agendada para 18 de dezembro 2.ª tentativa de eleição de juiz para o TC

 A conferência de líderes parlamentares agendou para 18 de dezembro uma segunda tentativa para eleger um juiz em falta no Tribunal Constitucional (TC), nome a indicar pelo PSD e que terá de obter acordo do PS.

Notícia

© PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP via Getty Images

Lusa
20/11/2024 14:34 ‧ há 3 horas por Lusa

Política

Parlamento

Esta eleição do novo juiz para o TC faz-se por voto secreto e requer uma maioria de dois terços dos deputados, o que, na prática, implica sempre um entendimento entre as bancadas social-democrata e socialista, as duas maiores do parlamento.

 

Em 18 de outubro passado, a candidata indicada pelo PSD para juíza do TC, Maria João Vaz Tomé, ficou longe desses dois terços de votos necessários para ser eleita, obtendo 74 votos a favor, 86 brancos e 42 nulos. Uma votação que indicou que a candidata escolhida pelo PSD ficou distante do pleno dos deputados que votaram e que fazem parte das bancadas social-democrata, Chega, CDS-PP e Iniciativa Liberal.

Juíza conselheira do Supremo Tribunal de Justiça desde 2018 e com longa carreira na Faculdade de Direito da Universidade Católica do Porto, Maria João Vaz Tomé foi indicada para substituir no TC José Teles Pereira, que terminou o seu mandato em julho passado.

Antes de ser reprovada, Maria João Vaz Tomé foi ouvida em sede de Comissão de Assuntos Constitucionais. E após essa audição o Bloco de Esquerda lançou um apelo aos deputados para que a chumbassem por causa das suas posições sobre o aborto.

Pouco depois, a direção do Grupo Parlamentar do PS comunicou que tinha dado indicações aos seus deputados para que não votassem a favor da candidatura da juíza conselheira do Supremo Tribunal de Justiça.

Também para dia 18, a conferência de lideres agendou a eleição de um membro para a comissão independente de acompanhamento e fiscalização de medidas especiais de contratação pública, elemento que terá de ser indicado pelo PS.

Leia Também: Cerimónia do 25 de Novembro segue modelo de Abril e só encurta discursos

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas