Um homem de 23 anos foi detido em Alenquer, no distrito de Lisboa, por suspeitas de abusar sexualmente de uma menina de 13 anos, revela a Polícia Judiciária (PJ), esta sexta-feira, num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.
O alerta para o crime foi dado pela escola da menor, na passada terça-feira, 1 de abril.
De acordo com os inspetores, vítima e suspeito conheceram-se através de uma rede social, em dezembro de 2024, altura em que o homem se fez passar por mais novo do que realmente é.
Após conversarem online de forma frequente, encontraram-se presencialmente. O arguido, residente noutro distrito, deslocou-se ao encontro da vítima não uma mas três a quatro vezes por semana.
Os abusos sexuais "de relevo", segundo a PJ, acabaram por acontecer na zona da residência da menor.
Ao receber a denúncia, os inspetores encetaram "de imediato diligências urgentes" que permitiram "a detenção do agressor no momento em que este se preparava para ir ao encontro da menor".
O homem será agora presente às autoridades judiciárias para aplicação das medidas de coação tidas como adequadas.
Na nota enviada ao Notícias ao Minuto, a PJ recorda o papel fundamental da escola na deteção de relações abusivas praticadas contra crianças e jovens, elogiando, neste caso em concreto, "a atitude atenta e proativa" do estabelecimento de ensino, "que levou a detenção do suspeito".
Leia Também: "Apetece-me vomitar". Professora detida por abuso sexual de menor