Vamos falar sobre hemorroidas! Não há motivo para não o fazer, uma vez que a maioria das pessoas as têm. Sim, leu bem. A confusão reside no facto de que as hemorroidas são conotadas com um conjunto de sintomas a que os médicos chamam de doença hemorroidária. Significa isto que os plexos vasculares (que existem no ânus de todas as pessoas) apresentam sintomas como dor, inchaço, comichão ou sangramento.
Há um outro sintoma igualmente doloroso: o estigma associado a uma condição de que pouco se fala. É com essa intenção em mente que o Procto-Glyvenol convidou quatro personalidades para conversar sobre o tema, com a orientação da humorista Beatriz Gosta, numa websérie de quatro episódios que poderá ouvir no Spotify e no Apple Podcast, com periodicidade quinzenal.
As influenciadoras digitais Mariana Seara Cardoso e Sara Andrade, o maratonista João Neto e a enfermeira Ana Pires são as personalidades convidadas para desmistificar os tabus em torno das hemorroidas, numa conversa leve e descontraída que pretende descomplicar uma fase que não precisa de causar ansiedade.
Ao longo dos quatro episódios, moderados por Beatriz Gosta, serão discutidos os sintomas de hemorroidas na gravidez, pós-parto e amamentação, a reincidência após a gravidez e/ou pós-parto, o impacto da doença hemorroidária nos desportistas, assim como serão apresentadas dicas de alívio de dor e tratamentos adequados. Tudo isto assente em partilha de testemunhos reais, desconstruindo mitos e beneficiando ainda dos conselhos de uma enfermeira dedicada à promoção do bem-estar e da saúde.
Hemorroidas ou doença hemorroidária?
Todos temos a primeira, muitos são afetados pela segunda. Como explicamos acima, as hemorroidas são plexos ou estruturas vasculares que existem no ânus de todas as pessoas e que têm como função a contenção das fezes. Quando estas apresentam sintomas como dor, inchaço ou sangramento, o correto é dizer-se doença hemorroidária. O facto de que, comumente, se fazer menção à sintomatologia como “ter hemorroidas” cria um estigma sobre a própria (e natural) existência destas veias do canal anal.
O que pode causar e que sintomas tem a doença hemorroidária?
A doença hemorroidária pode surgir em qualquer idade, até mesmo em crianças, mas é mais frequente a partir dos 45 anos de idade. Em idades menos avançadas, as causas possíveis são várias: gravidez, alterações do padrão intestinal (obstipação ou diarreia), esforço defecatório, sedentarismo, certos exercícios físicos (como levantamento de pesos) e fatores de ordem alimentar (dietas pobres em fibra ou excesso de álcool ou picantes).
Numa idade mais avançada, a degeneração do tecido de suporte dos plexos fibrovasculares pode causar a doença hemorroidária. Estima-se que mais de metade das pessoas acima dos 50 anos de idade venha a sofrer da doença numa dada altura da sua vida.
Os sintomas passam por perdas de sangue, prolapso durante a evacuação, sensação de evacuação incompleta (tenesmo), prurido (comichão) e dor na região anal.