A semana que hoje termina foi fria, mas soalheira. No entanto, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que, a partir de domingo - e durante vários dias -, chuva chegue à maioria dos distritos do país (e com força).
Tal como já tinha previsto o IPMA, esta sexta-feira, 17 de janeiro, o sol brilha um pouco por todo o território nacional, à exceção dos Açores, onde se prevê chuva, e da Madeira, onde se espera céu nublado.
As temperaturas estão um pouco mais altas, mas não vão além dos 16ºC de máxima, previstos para Braga. Para o Porto os meteorologistas prevêm 15ºC de máxima e 6ºC de mínima, para Lisboa 14ºC de máxima e 6ºC de mínima, para Évora 12ºC de máxima e 3ºC de mínima e para Faro 15ºC de máxima e 6ºC de mínima. Guarda e Bragança serão os distritos mais frescos, atingido mesmo -3ºC e -1ºC de mínimas nas próximas horas.
Para sábado, 18 de janeiro, o IPMA prevê um cenário muito semelhante, porém, chuva só mesmo no Grupo Ocidental dos Açores (Flores e Corvo). Nas restantes ilhas de ambos os arquipélagos portugueses o céu vai permanecer nublado. Já em Portugal Continental o sol continua a brilhar, com temperaturas que não deverão ir além dos 16ºC de máxima (Braga, Viseu, Santarém e Sagres) e baixar mais do que -2 (Bragança).
No Porto os termómetros devem oscilar entre os 15ºC de máxima e os 5ºC de mínima. Em Lisboa entre os 13ºC e os 4ºC, em Évora entre os 13ºC e os 1ºC e em Faro entre os 15ºC e os 4ºC.
Já para domingo, o IPMA prevê que a precipitação chegue à maior parte dos distritos de Portugal Continental, principalmente para o Litoral Norte e Centro, assim como a ambas as regiões autónomas. As temperaturas, essas, vão continuar baixas.
No Porto, para onde há previsões de chuva, os termómetros devem subir até aos 13ºC e baixar até aos 6ºC. Em Lisboa, onde também se prevê que chova, as temperaturas vão oscilar entre os 12ºC de máxima e 5ºC de mínima.
Já em Évora e Faro, onde o céu vai estar parcialmente nublado, as temperaturas vão rondar entre os 13ºC de máxima e os -1ºC de mínima e entre os 15ºC de máxima e os 4ºC de mínima.
Segundo o IPMA, a chuva de domingo deverá prolongar-se durante dias e de forma intensa.
Leia Também: Metro de Lisboa abre três estações a sem-abrigo durante vaga de frio