Se está a pensar despedir-se de 2024 na rua e dar as boas-vindas a 2025 a ver o fogo de artifício tem a meteorologia do seu lado. Para 31 de dezembro e 1 de janeiro, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) não prevê chuva para nenhum distrito de Portugal Continental. As temperaturas, essas, estarão bem frescas - nada que um bom casaco não resolva e ótimas para que o champanhe não aqueça.
Para o último dia do ano, o IPMA prevê céu limpo para Viana do Castelo, Braga, Viseu e Castelo Branco, enquanto o restante território continental poderá contar com céu pouco nublado. As temperaturas vão permanecer abaixo dos 20ºC. Lisboa poderá contar com 14ºC de máxima e 5ºC de mínima, o Porto com 13ºC de máxima e 4ºC de mínima, Évora com 14ºC de máxima e 2ºC de mínima e Faro com 17ºC de máxima e 8ºC de mínima.
Os distritos mais frescos serão Vila Real (5ºC de de máxima e -4 de mínima), Guarda (7ºC de máxima e -3ºC de mínima), Bragança (7ºC de máxima e -2 de mínima) e Viseu (10ºC de máxima e -1ºC de mínima).
Para a Madeira, os especialistas preveem céu parcialmente nublado, com as temperaturas a rondarem os 20ºC, tal como nos Açores, onde as previsões para o último dia do ano, ao contrário do restante território nacional, são de chuva.
No primeiro dia do ano novo, o IPMA prevê que o sol brilhe ainda em mais distritos, com temperaturas muito semelhantes às do último dia do ano e a atingir graus negativos em Vila Real, na Guarda, em Bragança e Viseu.
Nos Açores continua a chover e na Madeira o céu passa a estar parcialmente nublado.
Relativamente à agitação marítima, na costa ocidental as ondas serão de noroeste com 1 a 1,5 metros de altura significativa, diminuindo para 1 metro no dia 1, e na costa sul do Algarve as ondas serão de sueste inferiores a 1 metro. A temperatura da água do mar no dia 1 será entre 14 e 16°C a norte do Cabo Raso, de 16/17°C entre o Cabo Raso e o Cabo São Vicente e de 17/18°C na costa sul do Algarve.
Recorde-se que, segundo o IPMA, os distritos de Viseu, Bragança, Guarda e Vila Real estão hoje e até às 12h de amanhã sob aviso laranja devido à persistência de nevoeiro e frio.
Leia Também: Quatro distritos sob aviso laranja por causa do nevoeiro persistente