Paços de Ferreira. Recluso escalou muro para fugir, mas foi apanhado

Um outro recluso também tentou fugir, mas arrependeu-se e voltou para trás.

Notícia

© Getty Images

Daniela Filipe
28/11/2024 15:05 ‧ há 4 semanas por Daniela Filipe

País

Paços de Ferreira

Dois reclusos tentaram fugir do Estabelecimento Prisional de Paços De Ferreira, na quarta-feira. Um dos detidos arrependeu-se e voltou para trás, mas outro foi avante com a tentativa de fuga, tendo saltado um muro com cerca de três metros de altura, que dá acesso à zona da cozinha. Depois, subiu até ao telhado e saltou para uma pista interior, onde foi detetado por dois guardas prisionais e por um guarda da enfermaria do Estabelecimento Prisional do Vale do Sousa.

 

A tentativa de fuga ocorreu pelas 13h50, sendo que o recluso, que se encontra em regime de proteção, "aproveitou as fragilidades da hora de almoço", segundo disse o presidente do Sindicato Nacional do Corpo dos Guardas Prisionais (SNCGP), Frederico Morais, ao Notícias ao Minuto.

Ainda assim, o plano saiu frustrado quando, chegado à pista interior, o detido foi avistado não só por um guarda que monitorizava os sistemas de videovigilância, como por uma guarda que se encontrava numa torre de vigia. Já depois de o alerta ter soado, um guarda da enfermaria do Estabelecimento Prisional do Vale do Sousa também viu o recluso, adiantou Frederico Morais.

"Isto mostra que, quando nos dão meios, conseguimos fazer o nosso trabalho de forma efetiva e bem feito", argumentou, uma vez que, ao contrário do que aconteceu na fuga de cinco reclusos no Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, "as torres estavam ativas e havia vigilância contínua".

O responsável salientou ainda que, no momento da comunicação sobre segurança levada a cabo pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, a tentativa de fuga "já era conhecida", pelo que o chefe do Governo poderia ter "dado apreço aos profissionais da guarda prisional".

A Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), por seu turno, assinalou que o recluso, que "se encontrava em recreio a céu aberto", nunca esteve "em situação de acesso ao exterior". 

"Este ato de indisciplina foi detetado pelos elementos da vigilância em tempo real, tendo o recluso infrator acompanhado, sem qualquer resistência, o elemento da vigilância que foi ao seu encontro. O recluso protagonista da ocorrência está a ser objeto dos procedimentos disciplinares legalmente previstos", disse, em resposta ao Notícias ao Minuto.

[Notícia atualizada às 15h20]

Leia Também: Detido por sequestro e agressão a três homens por dívida de 73 mil euros

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas