Sismo na Terceira parou missa de Natal. Veja as imagens

Momento aconteceu na manhã de Natal. Padre interrompeu a celebração por breves momentos.

Notícia

© Reprodução K9/ Facebook José Manuel Correia

Notícias ao Minuto
26/12/2024 09:27 ‧ há 14 horas por Notícias ao Minuto

País

Sismo

Um sismo fez tremer, esta quarta-feira, 25 de dezembro, a ilha Terceira, nos Açores, e o abalo acabou por ser sentido enquanto decorria uma missa de Natal, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora dos Milagres da Serreta. 

 

O momento ficou captado num vídeo, que tem sido amplamente divulgado nas redes sociais e que já se está a tornar viral. 

As imagens mostram que o abalo foi sentido quando o padre lia o Evangelho. O pároco acaba por fazer uma pausa e é possível ver a árvore de Natal, presente no Santuário, a abanar fortemente.

Segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), ontem, após as 11h00, ocorreram três sismos, o mais forte de magnitude 3,8 na escala de Richter, que não causou danos.

O epicentro deste sismo localizou-se a cerca de quatro quilómetros a nordeste de Santa Bárbara, na ilha Terceira, pelas 11h27 (mais uma hora em Lisboa).

Antes, pelas 11h22 tinha sido registado um sismo de magnitude 3,0, cujo epicentro se localizou próximo de Doze Ribeiras, e pelas 11h34 foi registado um sismo de magnitude 2,1, cujo epicentro se localizou a cerca de 4quilómetros a Nordeste de Santa Bárbara.

O sismo mais forte foi sentido nas freguesias de Cinco Ribeiras e Santa Bárbara. Foi ainda sentido com menor intensidade nas freguesias de Santa Luzia, Posto Santo e Terra Chã.

De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

Leia Também: Sismo de grau 3,8 na ilha açoriana da Terceira

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas