O Governo saudou, esta terça-feira, o anúncio de cessar-fogo no Líbano e agradeceu os "esforços" de países como a França e os Estados Unidos para este desfecho.
"Este é um passo essencial para uma solução de paz e segurança, apelando a que este espírito de compromisso se possa espalhar a toda a região", pode ler-se no X (ex-Twitter) do Ministério dos Negócios Estrangeiros português.
O acordo de cessar-fogo no Líbano foi aprovado pelo Conselho de Ministros de Israel e entrará em vigor na quarta-feira, às 04h00 locais (02h00 em Lisboa), revelou o gabinete do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.
O Governo português saúda o anúncio de cessar-fogo no conflito no Líbano, agradecendo os esforços da França e dos Estados Unidos. Este é um passo essencial para uma solução de paz e segurança, apelando a que este espírito de compromisso se possa espalhar a toda a região.
— Negócios Estrangeiros PT (@nestrangeiro_pt) November 26, 2024
Depois de o Gabinete de Segurança, que reúne os principais ministros e as lideranças militares e do serviço de informações, ter dado luz verde ao acordo com o grupo xiita Hezbollah, mediado pelos Estados Unidos, o Conselho de Ministros reuniu-se e aprovou o cessar-fogo.
Poucas horas antes de o cessar-fogo entrar em vigor, a força aérea israelita continuou a bombardear fortemente vários pontos do Líbano, incluindo o centro e arredores de Beirute, entre os ataques mais violentos desde o início da guerra.
Leia Também: Governo israelita aprova cessar-fogo no Líbano a partir de quarta-feira