A Polícia Judiciária (PJ) informou, esta sexta-feira, que deteve Fernando Ribeiro Ferreira, um dos cinco fugitivos do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Trás-os-Montes. O homem, recorde-se, estava evadido desde 7 de setembro.
"O evadido do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, Fernando Ribeiro Ferreira, de 61 anos, foi recapturado, em Trás-os-Montes, pela Polícia Judiciária", anunciou a autoridade num comunicado enviado às redações, acrescentando que a detenção foi possível após "um persistente, complexo e ininterrupto trabalho de investigação e de recolha de informação".
O fugitivo tem uma "extensa carreira criminal", estando referenciado "pela prática de criminalidade especialmente violenta mas, também, no âmbito da criminalidade altamente organizada".
Entre os crimes praticados destacam-se os de associação criminosa, homicídio, rapto, roubo à mão armada, tráfico de estupefacientes e detenção de arma proibida.
Quando fugiu do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, Fernando Ferreira cumpria uma pena de prisão de 24 anos por 11 condenações.
"Refira-se que sobre Fernando Ribeiro Ferreira recaía um mandado de detenção internacional emitido pela autoridade judiciária competente, constando de notícia vermelha na Interpol", sublinhou a PJ.
A detenção contou com a colaboração da Guarda Nacional Republicana (GNR).
Recorde-se que cinco reclusos - dois dos quais portugueses - fugiram a 7 de setembro do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre, no concelho de Azambuja, distrito de Lisboa.
No início de outubro, a Polícia Judiciária deteve o outro português, Fábio Loureiro, na cidade marroquina de Tânger, no âmbito da Operação Retorno.
Resta agora capturar outros três fugitivos: Shergili Farjiani, Rodolf José Lohrmann e Mark Cameron Roscaleer.
Shergili Farjiani é um georgiano de 40 anos que se encontrava a cumprir sete anos de cadeia por furto, violência e falsificação antes de fugir de Vale de Judeus.
Se por um lado Farjiani era considerado o 'menos perigoso', Rodolf José Lohrmann, era um dos mais procurados da América Latina. Conhecido por 'El Ruso', Lohrmann foi detido em 2016, por quatro assaltos violentos, realizados entre 2014 e 2016, a dependências bancárias de Odivelas e Cascais. Da Argentina trouxe um longo currículo criminal, onde é suspeito de vários raptos e do homicídio de um menino de 10 anos.
Por sua vez, Mark Cameron Roscaleer, de 39 anos, é perito em fugas. O britânico já tinha fugido de uma prisão em Inglaterra e tentou fazê-lo em Portugal, em 2019, 'besuntado' em óleo por todo o corpo.
[Notícia atualizada às 08h46]
Leia Também: Homem de 22 anos detido por suspeita do crime de violação em Coimbra