O cartoonista vencedor de um Prémio Pulitzer, em 2019, Darrin Bell foi detido por suspeitas de ter em sua posse mais de 100 vídeos de abuso sexual de menores, incluindo alguns gerados através de Inteligência Artificial (IA).
A detenção surgiu na sequência de um alerta por parte do Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas ao Gabinete do Xerife do Condado de Sacramento, nos EUA, que dava conta de que alguém estaria a carregar 18 ficheiros de abuso sexual infantil.
Segundo as autoridades, um total de 134 vídeos de abuso foram localizados e ligados à mesma conta, que dizem ser propriedade controlada por Darrin Bell, de 49 anos, cita a Sky News.
Na quarta-feira, um mandado de busca para a casa do cartoonista, na Califórnia, Estados Unidos, levou a polícia a recolher, alegadamente, provas ligadas ao caso e material gerado por computador.
Bell foi detido e encontra-se atualmente sob custódia e com uma fiança de um milhão de dólares para ser libertado.
De acordo com o gabinete do Xerife, o cartoonista é a primeira pessoa a ser acusada sob uma lei alterada na Califórnia que torna ilegal o material de abuso sexual infantil gerado por IA, que entrou em vigor no dia 1 de janeiro.
FAMED CARTOONIST ARRESTED FOR POSSESSION OF CHILD SEX ABUSE MATERIAL (CHILD PORNOGRAPHY)
— Sacramento Sheriff (@sacsheriff) January 16, 2025
Sacramento Valley Internet Crimes Against Children Detectives (ICAC) conducted an investigation stemming from a tip from the National Center for Missing and Exploited Children (NCMEC)… pic.twitter.com/PYpXozrvwk
Leia Também: Fingiu ser bombeiro para assaltar casa durante fogos em LA (e foi detido)