Forte nevão atinge a Bósnia e deixa milhares sem eletricidade. As imagens

Mais de 200 mil casas na zona norte e centro da Bósnia-Herzegovina ficaram sem eletricidade.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
26/12/2024 08:54 ‧ há 15 horas por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Bósnia-Herzegovina

Uma tempestade de neve atingiu vários países dos Balcãs, na terça-feira. A zona norte e centro da Bósnia-Herzegovina foi das mais afetadas, onde mais de 200 mil casas de aldeias e cidades ainda se encontram sem eletricidade. 

 

Segundo a agência de notícias Reuters, o forte nevão parou na quarta-feira, mas muitos locais sofreram "cortes de eletricidade contínuos".

"As nossas equipas estão sempre no local, a fazer tudo o que está ao seu alcance", explicou Jelena Markovic, porta-voz da empresa de distribuição Elektroprenos BiH. 

Apesar de já ter parado de nevar, há ainda várias estradas locais cortadas e, segundo Markovic, a maior parte das linhas de transmissão estavam em zonas inacessíveis.

Além da Bósnia-Herzegovina, a forte tempestade também afetou a vizinha Croácia, onde 48 pessoas tiveram de ser resgatadas após terem sido ficado presas na neve, a Eslovénia, a Sérvia e o Kosovo. 

No oeste da Sérvia, cerca de 10.000 famílias ficaram sem eletricidade durante a maior parte do dia na quarta-feira, de acordo com a agência noticiosa Tanjug.

Nas últimas 24 horas, os residentes do Kosovo também enfrentaram uma grave escassez de eletricidade, com muitas localidades sem energia durante oito horas, segundo os meios de comunicação social locais.

A dependência de centrais térmicas obsoletas, a limitação da capacidade de distribuição e os problemas financeiros das empresas estatais de energia significam que o Kosovo enfrenta uma grave crise energética.

A crise é exacerbada no inverno pelo aumento da procura, especialmente para aquecimento.

A empresa estatal de energia KESCO enviou hoje mensagens SMS à população pedindo-lhe que reduza o consumo, noticiou a TV Klan Kosovo.

O Ministério da Economia também lançou um apelo à poupança de eletricidade.

A cidade de Urosevac, com cerca de 110.000 habitantes, sofreu um corte de eletricidade durante a maior parte do dia na quarta-feira.

O Kosovo produz a maior parte da eletricidade que consome em duas centrais térmicas alimentadas a lenhite (carvão fóssil com elevado teor de carbono) que estão em funcionamento desde 1962 e 1980.

Embora a capacidade nominal seja de 1.400 Megawatts (MW), o mau estado das centrais reduz a capacidade para 900 MW na prática.

Pode ver, na galeria acima, imagens da neve na Bósnia-Herzegovina.

[Notícia atualizada às 11h53]

Leia Também: Tempestade de neve na Bósnia deixa milhares de casas sem eletricidade

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas