Quatro pessoas morreram e várias estão hospitalizadas após terem consumido bebidas com metanol no Laos. A quarta vítima mortal foi confirmada esta quinta-feira e é uma jovem australiana — chamada Bianca Jones, com 19 anos, de Melbourne.
Conforme já tinha sido avançado na terça-feira, duas turistas australianas estavam a receber tratamento na Tailândia após suspeitas de intoxicação alcoólica grave depois de terem consumido bebidas contaminadas no Laos.
As autoridades tailandesas confirmaram que Jones morreu de "inchaço cerebral devido aos altos níveis de metanol detetados no seu organismo". Já a amiga que viajava com ela continua internada.
Foi revelado, entretanto, que mais viajantes terão adoecido na cidade turística de Vang Vieng, no Laos, havendo, inclusive, seis viajantes do Reino Unido entre os hospitalizados, conforme noticia a imprensa britânica.
As autoridades temem ter sido um envenenamento em massa.
As vítimas mortais são, além da jovem australiana, um cidadão americano de 56 anos e duas mulheres dinamarquesas na faixa dos 20 anos.
"Este é o pior medo de todos os pais e um pesadelo que ninguém deveria ter de suportar", disse o primeiro-ministro australiano Anthony Albanese ao parlamento esta quinta-feira.
O Ministério das Relações Exteriores da Nova Zelândia também confirmou que um dos seus cidadãos está doente em Laos e pode ter sido vítima de envenenamento por metanol.
Já as autoridades norte-americanas informaram estar a acompanhar "de perto" a situação em relação à vítima americana, acrescentando que cabia às autoridades locais determinar a causa da morte.
Vang Vieng é uma região popular entre mochileiros, e fica cerca de 100 quilómetros a norte do Vietname.
Leia Também: "Angustiante". Turistas hospitalizadas na Tailândia devido a bebidas