Veste as cuecas assim? Pode estar a prejudicar a sua saúde, alerta médico

Pode correr o risco de contrair infeções. Explicamos tudo.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
01/04/2025 23:30 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

Segundo Samuel Choudhury, médico especializado em cuidados de pele, existe uma forma de vestir a roupa interior que pode mesmo prejudicar a sua saúde. 

 

Citado pelo Daily Mail, o especialista explicou que "vestir as cuecas com os pés descalços pode colocar milhões de pessoas em risco de contraírem uma infeção nas virilhas horrível e embaraçosa".

A chamada "virilha podre" é causada pelo fungo tinea corporis, comumente conhecido como micose, e aparece como pele escamosa, comichão e, às vezes, vermelhão. Esta infeção espalha-se, geralmente, para a área genital através dos pés.

Num vídeo partilhado no TikTok, Choudhury alertou que a micose nos pés é incrivelmente comum - afetando cerca de 70% das pessoas "pelo menos uma vez na vida". E segundo o Daily Mail, estudos mostram que cerca de 20% sofrerão, em algum momento, da mesma infecção na região da virilha. 

Choudhury explicou que a roupa íntima entra em contacto com os fungos nos pés e os transporta até às virilhas. "Não usar roupa íntima não é a solução, mas usar meias primeiro é. Elas agem como uma barreira para impedir a infeção", acrescentou.

As orientações do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) sustentam os avisos de Samuel Choudhury, informando que as infeções fúngicas nas virilhas geralmente são causadas por reinfeção de outras partes do corpo, como mãos ou pés.

Leia Também: É melhor tomar paracetamol, aspirina ou ibuprofeno? Esclareça as dúvidas 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas